Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Quem Somos

Criado pela Portaria 584/2011 de 8 de novembro de 2011,  o Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo (NUDOC) é um espaço de encontro, reflexão e produção de pesquisa. O local reúne diversas áreas de pesquisas e estudos do Recôncavo, abrigando arquivos e documentos que guardam a cultura e a história do território através de arquivos escritos, impressos, fotográficos e audiovisuais.

 

 Sediado na cidade de Cachoeira, o NUDOC é responsável pela pesquisa, localização, organização e documentação de acervos.  O Núcleo tem como um de seus principais objetivos recriar a relação com a comunidade, além de promover a integração entre a Universidade e a rede pública municipal de educação, através de oficinas, seminários, palestras, exposições e cursos de formação sobre educação patrimonial e acervos documentais.

A instituição atua na capacitação para discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB no âmbito da graduação, e de servidores e colaboradores terceirizados, por meio de cursos, palestras e oficinas. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo estão: o I Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão do NUDOC, exposições na Galeria NUDOC e o convênio entre a UFRB e o Tribunal de Justiça da Bahia, para a salvaguarda o Acervo da Comarca de Maragogipe.

O Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo abriga três Grupos de Estudos e dez Grupos de Pesquisa e Extensão. São eles: Grupo de Estudos Interdisciplinares Ernestina Santos Souza; Grupo de Estudos em Epistemologia e Teoria da História e Grupo de Estudos de Educação, Sociedade e Diversidade.

Os grupos de Pesquisa e Extensão são: Experiência, Comunicação, Audiocultura (ECA); Filosofia, Literatura, Conhecimento e Saberes (FUCSO); História e Memória da Educação Brasileira (HIMEB); Histórias e Trajetórias do Negro na Bahia; Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo); Laboratório de Educação, Sociedade e Diversidade (LaDEHC); Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade (LES); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia (NEAB) e Telejornalismo, Narrativas e Sociedade (TELENS). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página