UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação

Publicado: Quarta, 24 Agosto 2022 21:03

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou o edital do Programa de Permanência Qualificada da Pós-Graduação 2022 (PPQ-Pós). São ofertadas 50 cotas de auxílios aos estudantes dos programas de mestrado da instituição, com orçamento estimado em R$300.000,00.

As inscrições para o PPQ-Pós podem ser feitas até o dia 11 de setembro de 2022 pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Maurício Silva, "em um cenário de cortes de investimento nacional, estes auxílios têm peso significativo, pois contribuem para a execução dos projetos de pesquisa de discentes não assistidos pelas agências de fomento, o que é determinante para a avaliação de nossos programas”.

De acordo com reitor da UFRB, Fábio Josué, a UFRB não pode abdicar de seu perfil inclusivo, e isso requer todos os esforços para garantir que pessoas vulneráveis economicamente encontrem guarida também na pós-graduação. “O programa PPQ-Pós é resultado do clamor daquelas e daqueles que insistem em não se conformar com as desiguldades históricas no âmbito da produção científica nacional. Dizemos sim à ciência com inclusão e permanência”.

Já o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto de Paulo, ressalta o fato de que o Edital Nº 01/2022 está sendo publicado no ano em que está prevista a reavaliação da política de cotas no país. "Por mais que todos os índices demonstrem a eficácia da política de cotas, é imprescindível que nos mantenhamos atentos a possíveis iniciativas de retrocesso. Nesse sentido, ter a publicação de um edital deste porte, que atua fortemente na permanência na pós-graduação, é fator preponderante que merece ser comemorado”, finaliza.

PPQ-Pós

O PPQ-Pós tem o objetivo de alcançar os programas de pós-graduação, qualificar a permanência de pós-graduandos, fomentar as pesquisas e a produção acadêmica e consolidar as políticas afirmativas no âmbito da Universidade.

O Programa foi lançado em agosto de 2020 e foi construído a partir da ação articulada entre a Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (CPESQ-PPGCI) e a Coordenadoria de Políticas Afirmativas e Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (COPAF/CAE-PROPAAE). A verba destinada aos auxílios é oriunda de recursos próprios da instituição, viabilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Confira o Edital Nº 01/2022 e os documentos para inscrição.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ppgci.