I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural

I SEPPGAP 2

A proposta deste I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural é debater questões contemporâneas na gestão do patrimônio e as abordagens teóricas sobre arqueologia e patrimônio no âmbito das pesquisas regionais.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2019, no auditório da Fundação Hansen Bahia, Cachoeira, Bahia. O credenciamento será realizado no primeiro dia do evento, antes da mesa de abertura. Pelo turno matutino serão realizadas mesas-redondas e pela tarde acontecerão os minicursos.

O seminário é voltado aos profissionais da área de patrimônio, agentes culturais, servidores de órgãos de tutela do patrimônio, arqueólogos, estudantes de graduação e pós-graduação da área e áreas afins, além de membros da comunidade local. Confira a programa completa.

DIA 29 DE AGOSTO DE 2019

8:00 às 8:30: Credenciamento.

8:30 às 9:00: Mesa de abertura. Participantes: Pró-Reitor(a) da PPGCI, Prof. Jorge Cardoso (Diretor do CAHL), Prof. Carlos Costa (Coordenador do PPGap) e Gabriel Carvalho (representação estudantil).

9:00 às 12:00: Mesa-redonda Centros históricos e patrimônio arquitetônico. Participantes: Profa. Carolina Fialho Silva e Prof. Nivaldo Andrade. Mediação: Prof. Ricardo José Brügger Cardoso.

12:00 às 14:00: Pausa do almoço.

14:00 às 17:00: Minicursos:

Minicurso 1 - Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.

Minicurso 2 - Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.

Minicurso 3 - Patrimônio Arqueológico versus Desenvolvimento Econômico: quem vence essa luta?

Minicurso 4 - Técnicas antigas de policromia e douramento.

DIA 30 DE AGOSTO DE 2019

9:00 às 12:00: Mesa redonda “Discursos arqueológicos: intersecções entre a academia e a sociedade”. Participantes: Prof. Carlos Costa, Prof. Luydy Fernandes, Prof. Celito Kestering, Prof. Aldrin da Costa Cruz e Cacique Antônio de Carvalho (Etnia Tamoquim). Mediação: Profa. Fabiana Comerlato.

Lancamento do livro "O índio no livro didático de História e a (des)construção de representações pelo professor indígena Pataxó", do autor Aldrin da Costa Cruz.

12:00 às 14:00: Pausa do almoço

14:00 às 17:00: Minicursos:

Minicurso 1 - Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.

Minicurso 2 - Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.

Minicurso 4 - Técnicas antigas de policromia e douramento.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão presenciais no ato do credenciamento. Será cobrado o valor de R$ 5,00 (cinco reais), a ser destinado a aquisição de materiais de desenho para o projeto Traço & Cor, realizado na comunidade do alto da Ladeira do Milagre, em São Félix, no Centro Cultural Santa Bárbara.

SÍNTESE DOS MINICURSOS

Minicurso 1: Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.

Ministrantes: Gabriel Carvalho Santos e Paulo Ricardo Bosque dos Reis.

Objetivo: Este minicurso se propõe constituir uma roda de conversa acerca das políticas públicas do patrimônio municipal edificado na cidade da Cachoeira e sua trajetória, trazendo alguns casos a serem analisados coletivamente, levantando questões e buscando trazer respostas perante o poder público local.

Local: Laboratório de Documentação e Arqueologia (Lada), anexo da Fundação Hansen Bahia.

Minicurso 2: Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.

Ministrantes: Fabiane Lopes Pereira de Lima e Taiane Moreira de Jesus.

Objetivo: Através da aplicação de múltiplos olhares nos espaços cemiteriais, buscaremos a quebra dos pré-conceitos de ser apenas lugar para o deposito de mortos, trataremos a partir de seu contexto social e ambiental, explorando as suas potencialidades como sitio arqueológico e de lugar de memória. A abordagem será desenvolvida a partir da origem dos cemitérios e suas tipologias, além da análise das representações de memória e identidade através da arte tumular.

Local: Auditório da Fundação Hansen Bahia.

Minicurso 3: Patrimônio Arqueológico versus Desenvolvimento Econômico: quem vence essa luta?

Ministrantes: Alvandyr Dantas Bezerra e Róbson Caires de Caires.

Objetivo: O Minicurso tem como objetivo discutir uma temática muito em voga no Brasil e que é, na atualidade, um dos grandes desafios para a Arqueologia: como preservar o patrimônio arqueológico diante do contexto acelerado do desenvolvimento econômico? O que se destrói? E o que se preserva? Venham ser os juízes desse embate!

Local: Sala 5 da Fundação Hansen Bahia.

Minicurso 4: Técnicas antigas de policromia e douramento.

Ministrante: Edilton Mascarenhas Gomes.

Objetivo: Divulgar o trabalho realizado pelos antigos douradores e policromadores nas esculturas sacras católica na Bahia dos séculos XVIII e XIX, e mostrar as técnicas tradicionais de douramento, pintura a têmpera e os padrões recorrentes da escola baiana de policromia.

Local: Laboratório de Conservação do prédio Quarteirão Leite Alves.