Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

 

Onde encontro a tabela com os horários e dias das aulas? 

  1. No menu do lado esquerdo do site clique em “Estudante” ou vá direto pelo link: https://ufrb.edu.br/cecult/estudante
  2. Clique em “Horários de aulas” para acessar a tabela de horários.

 

Quando começa e termina semestre?

O Calendário Acadêmico traz as datas de atividades regulares da UFRB. Lá estão as datas de início e final do semestre, os períodos de matrícula, e outros prazos. Consulte aqui os calendários da UFRB:

https://www.ufrb.edu.br/prograd/index.php/calendario-academico

 

Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Curso Superior Tecnológico? 

Bacharelado - Curso superior com duração entre 3 e 6 anos. Objetiva formar profissionais para atuar tanto no mercado de trabalho quanto na pesquisa e na carreira acadêmica. No Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias do Cecult a/o estudante cursa também matérias das Licenciaturas e dos Cursos Tecnológicos do Centro. Ao se diplomar, o bacharel pode ingressar (via edital) em um Curso Superior Tecnológico ou em uma das Licenciaturas do Cecult, iniciando um 2º Ciclo. O ingresso no Bicult ocorre via SISU / ENEM ou por edital para transferência de outra instituição de ensino superior pública.

Conheça o Bicult: https://www2.ufrb.edu.br/bicult/

Licenciatura - Curso superior com duração entre 3 a 5 anos que forma professoras/es para atuar na educação básica. O Cecult tem Licenciaturas Interdisciplinares em Artes e Licenciaturas em Música Popular Brasileira nas modalidades presencial e EaD. A entrada nas Licenciaturas ocorre via SISU / ENEM, por edital de transferência externa, ou pelo edital para 2º Ciclo (egressos do Bicult).

Conheça os cursos de graduação do Cecult:

 https://ufrb.edu.br/cecult/cursos-de-graduacao

Curso Superior Tecnológico - Curso superior com duração entre 2 e 3 anos. Tem o objetivo de formar profissionais para atuar em campos da tecnologia e das ciências. O Cecult tem três Cursos Superiores Tecnológicos presenciais: Artes do Espetáculo, Política e Gestão Cultural e Produção Musical. A entrada ocorre via SISU / ENEM, por edital de transferência externa, ou pelo edital para 2º Ciclo (para egressos do Bicult).

 

O que é Edital?

Edital é uma chamada pública para participação em projetos, eventos, cursos, concursos; para as seleções de bolsistas e de voluntários, dentre outras atividades. O interessado deve ter os pré-requisitos e documentos solicitados para participar ou concorrer. Os editais de processos seletivos podem envolver provas, redação de textos, entrevistas etc.

 

O que é Componente Curricular?

Componente curricular é o nome atribuído às “matérias” dos cursos do Cecult. O Centro é interdisciplinar, por isso os “Componentes” envolvem várias disciplinas de diferentes áreas do conhecimento.

 

O que é Colegiado de Curso? 

É a coordenação responsável pelas principais atividades do curso. Todo curso de graduação ou de pós-graduação tem um Colegiado composto por professores e representantes estudantis. O Colegiado indica quais componentes curriculares precisam ser oferecidos a cada semestre, também analisa diversas solicitações dos estudantes, zela pelas atividades didático-pedagógicas, pode propor modificações e reformulações curriculares, dentre outras atividades. 

 

O que é Trancamento de Matrícula? 

Se a/o estudante precisar suspender sua participação nas aulas, pode solicitar o trancamento da matrícula. O trancamento pode ser parcial (alguns componentes) ou total (todas as atividades). Para fazer o trancamento dentro do prazo do calendário acadêmico, a/o estudante deve utilizar a função "realizar trancamento" disponível no Portal SIGAA discente. Em algumas situações, o pedido pode ser realizado fora do prazo, mediante requerimento online também disponível no Portal SIGAA. 

 

Posso aproveitar matérias que fiz em outro curso de graduação? 

Sim. A/o estudante que já fez outro curso de graduação pode ser dispensado de cursar uma ou mais matérias do Cecult desde que o conteúdo da disciplina que ela/ele cursou anteriormente com aprovação seja equivalente ao conteúdo de um Componente curricular do Cecult.  Para isso, deve-se fazer uma solicitação de “Aproveitamento de Estudos” no Portal SIGAA discente, seguir as instruções e anexar a documentação pedida. O Colegiado do curso designará um professor para avaliar se há equivalência. O calendário acadêmico estabelece um período para pedir o Aproveitamento de Estudos semestralmente. 

 

O que são Atividades Complementares? 

São as atividades que a/o estudante escolhe realizar durante a graduação e que contribuem para a sua formação acadêmica. São exemplos de atividade complementar a participação em congressos, em pesquisas e em eventos. Ser representante dos estudantes nos conselhos e em outras instâncias da UFRB é também atividade complementar. Os trabalhos e estágios contam como atividades complementares, desde que sejam devidamente comprovados. Para concluir a graduação, a/o estudante precisa ter uma quantidade pré-determinada de Atividades Complementares, que varia de acordo com o curso.

 

Onde encontro informações detalhadas dos cursos?

Nos sites dos cursos você pode acessar o Projeto Político Pedagógico, onde estão todos os detalhes sobre o curso, o contato da coordenação do colegiado e outras informações. Clique na opção cursos de graduação no menu do lado esquerdo deste portal ou vá direto pelo link: https://ufrb.edu.br/cecult/cursos-de-graduacao 

 

O que é componente optativo e obrigatório?

Os cursos do Cecult têm três tipos de componentes/matérias:

Obrigatórios - componentes que devem ser cursados por todas/os alunos do curso, porque são fundamentais e indispensáveis para a formação na área escolhida.

Optativos - a/o estudante escolhe entre algumas opções de componentes, de acordo com seu interesse em um tema específico ligado ao curso. Em todos os cursos é preciso fazer uma quantidade pré-determinada de componentes optativos. São oferecidas diferentes opções para a/o aluna/o escolher.

Itinerário formativo - São componentes que podem ser escolhidos por estudantes do Bicult e são obrigatórios nos cursos de Licenciatura ou em cursos Superiores Tecnológicos do Cecult. A/o estudante do Bicult que quiser fazer um segundo ciclo do Cecult pode se matricular nas matérias do Itinerário Formativo do curso Superior Tecnológico ou da Licenciatura que pretende cursar. A/o estudante que busca uma formação geral interdisciplinar pode se matricular em componentes de itinerários formativos dos vários cursos.

 

Como atualizar informações pessoais no SIGAA?

Através de requerimento online disponível no Portal SIGAA discente. Ao realizar o pedido, o/a estudante precisa anexar documento pessoal e, a depender da situação, outro documento comprobatório.

 

O que é Plágio acadêmico?

O plágio acadêmico é o ato de copiar e colar em um trabalho de graduação ou pós-graduação os textos acadêmico-científicos ou artísticos de outra pessoa, sem revelar a verdadeira autoria. Trata-se de uma violação aos direitos autorais (Lei nº9.610, de 19/02/1998). Para não cometer plágio, a/o estudante deve colocar o trecho copiado entre aspas e dar o crédito dos autores e das fontes originais. Os casos de plágio podem acarretar a abertura de um processo contra o estudante no âmbito do Centro de Ensino ao qual o componente curricular está vinculado.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página