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Mostras Reconcitec - 2023

Das insubmissões: quando os corpos (se) desordenam

O ritmo dos gritos: palavra, música, protesto

A poética dos caminhos: derivas, territórios, identidades, cultura

A poética dos caminhos: derivas, territórios, identidades, cultura

O ritmo dos gritos: palavra, música, protesto

Das insubmissões: quando os corpos (se) desordenam

O ritmo dos gritos: palavra, música, protesto

Trânsitos, experimentos, outras narrativas

Mostra: A poética dos caminhos: derivas, territórios, identidades, cultura

Caminhar, ver, ouvir, cheirar, falar, afagar. Aqui os trabalhos movimentam-se entre as paisagens, as sonoridades, as imagens que nos remetem à ancestralidade, à cultura popular, às identidades que resistem.

Título: Travessia (2022)

 

 

Sinopse: Travessia (2022) Paraná, Bahia e Minas Gerais se encontram na cidade de São Félix em busca de um sonho em comum, porém enfrentando desafios individuais. Breno, Bruno e Maria Clara compartilham seus medos, sonhos e sentimentos de suas travessias neste documentário.

Proposta de:Breno Castro

Vínculo Institucional: Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB no campus do CAHL


Título: Rastro D’Água (2023)

 

 

Sinopse: Rastro D’Água (2023) Nas águas do Rio Paraguaçu, três instrutores de canoagem dedicam a vida na formação de crianças e adolescentes contempladas pelo projeto Sol Nascente da Associação Sanfelixta de Canoagem. Leo, Dino e Alex compartilham suas histórias e aprendizados neste documentário.

Proposta de:Breno Castro e Taísa Patrício

Vínculo Institucional: Breno Castro e Taísa Patrício


Título: Reza do olubajé de Ọbalúwáiyé

 

 

Sinopse: Obra Visual onde mostra a tradução da reza de Obalúwáyé para o OLUBAJÉ. Da série Aduras dos orixás.

Proposta de: Gleidson Salete dos santos Filho

Vínculo Institucional: Estudante da Licenciatura interdisciplinar em Artes - Cecult/UFRB


Título: Na fé dos ancestrais, bença mainha!

 
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Sinopse: Duas colagens artísticas que celebram as culturas afro-brasileira e indígena. Ele sugere uma exploração das raízes culturais profundas e antigas desses povos no contexto brasileiro, transmitindo a ideia de continuidade histórica e conexão com as tradições ancestrais. Esse título também captura a Resistência e a herança rica dessas comunidades, convidando o espectador a embarcar em uma jornada de descoberta e apreciação das culturas afro e indígena no Brasil.

Proposta de: Jamile Santana Fernandes

Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em História na UFRB


Título: Pronto pra Briga

 
arte galo

 

Sinopse: PRONTO PRA BRIGA, obra em formato digital representada pela imagem de um garoto, busca simbolizar um ideal de coragem, força e fé, além de retratar uma simbologia cultural e religiosa.

Proposta de: Alison de Souza Santos

Vínculo Institucional: Graduando em Artes Visuais pela UFRB


Título: Documentário Vozes da Barra do Parateca

 

 

Sinopse: O documentário Vozes da Barra do Parateca narra os processos cotidianos de Luta, Resistência e organização dos povos Quilombola no Oeste da Bahia na Comunidade Barra do Parateca município de Carinhanha.

Proposta de: Adelvan Conceição da Assunção

Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em Educação do Campo UFRB


Título: TERRAS DA LIBERTAÇÃO

 

 

Sinopse: TERRAS DA LIBERTAÇÃO vem de um termo que une todas as cidades participantes da guerra pela Independência, desde Pirajá no alto do cabrito à guerra de Cachoeira. Cidades essas que tiveram suma importância para se concretizar a expulsão dos portugueses do Brasil. De fato, nascer na terra onde houve uma luta pela Independência inspira uma nacionalidade soberana do que é ser Brasileiro de fato! E o desfile é apenas uma demonstração do que realmente são feitas nossas figuras de independência. O desfile traz consigo marcas de quem somos, em um grande evento; onde as crianças representam nossos caboclos, os jovens nossos guerreiros. Os adultos, com suas ancestralidades, mostram que resistência é um ato de INDEPENDÊNCIA.

Proposta de: Gleidson Salete dos santos Filho

Vínculo Institucional: Estudante da Licenciatura interdisciplinar em Artes - Cecult/UFRB


Título: Da Redução ao Molde

 

 

Sinopse: O vídeo mostra como nós (guarani) tivemos de nos adaptar, desde as Reduções Jesuítas até os moldes impostos pela hipócrita sociedade capitalista.

Proposta de: Gilce Sampaio

Vínculo Institucional: Discente da UFRB - Mestranda em Arqueologia e Patrimônio Cultural.


Título: Corp’ Subjetividades

 
Baixar Vídeo.mp4

 

Sinopse: O teaser “Corp’ Subjetividades” é de um documentário autobiográfico em construção, que dialoga com a resiliência e a arte como cura e transformação social de mulheres negras, mães e periféricas da região metropolitana de Salvador e do recôncavo. Um produto que representa, além de tudo, um legado ancestral relacionado à criação dessa obra.

Proposta de: Laísa Gomes Santos

Vínculo Institucional: Discente do Bicult/UFRB


Título: Uma garota no universo

 

Arte universo Tai neves

 

Sinopse: “Uma garota no universo” (Óleo sobre tela, 2021) traz a representação de uma mulher negra, livre no seu imaginário e também no espaço, em cima da lua; e traz consigo borboletas no sentido de transformação, renovação e beleza - de uma mulher negra grávida e em órbita no seu imaginário surrealista, com ela no centro do universo em transformação.

Proposta de: Taiane Santos Neves Sena

Vínculo Institucional: Estudante de graduação da UFRB no curso de Serviço Social


Título: Mãos que falam, Mãos que se entrelaçam

 

Sinopse: “Mãos que falam, Mãos que se entrelaçam” Fotografia realizada na cidade de Saubara -BA, onde o objetivo do trabalho foi buscar as mulheres negras que realizam produções artesanais, como as marisqueiras, as rendeiras e as mulheres artesãs da palha. O foco das fotografias deste álbum foi apresentar um ângulo que demonstra a delicadeza artística e, ao mesmo tempo, rudimentar da produção da renda de Bilro, que é uma manufatura de origem Europeia trazida para o Brasil no período colonial, obrigando as mulheres escravizadas a aprender tais atividades. Já o traçado da palha e a pesca artesanal são técnicas antigas. A pesca artesanal foi implementada em nossa cultura através dos povos indígenas; e que até hoje tem uma enorme importância para a economia da região.

Proposta de: Edson Conceição Silva

Vínculo Institucional: Técnico administrativo da UFRB


Título: Ladeira das Mulheres

 

 

Sinopse: Ladeira das Mulheres é um projeto em desenvolvimento que está sendo realizado, desde maio de 2022, pelo Grupo de Estudos e Práticas em Documentário, vinculado ao curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na Ladeira do Milagre de Santa Bárbara, em São Félix. Nesse mesmo local, a partir de novembro de 2021, o grupo desenvolveu o Mídia Milagre, projeto cujo objetivo foi criar redes sociais e um documentário para pesquisar, registrar e narrar a história, o cotidiano e a memória dos moradores desse lugar que traz um forte vínculo com a ancestralidade afro-brasileira e importantes espaços culturais e religiosos.

Proposta de: Fábio Augusto Machado Dutra

Vínculo Institucional: Egresso Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB


Ficha Técnica

Realização:

Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Cultura e Universidade
Núcleo de Cultura e Territórios

Coordenação:

Giovana Carmo Temple
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins

Comissão Curatorial:

Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha


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