Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Trajetória de Construção do Plano de Cultura na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Em maio de 2018 foi instituído o Núcleo Executivo do Plano de Cultura com a missão de criar, de forma participativa, o Plano de Cultura da UFRB. O Núcleo foi constituído por dez integrantes, entre gestores(as), docentes, discentes e servidores(as) técnicos(as) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC - na época ainda Proext), do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e do Motriz Laboratório de Políticas, Gestão e Estudos da Cultura, grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas  (CECULT).

Na etapa de diagnóstico, o Núcleo Executivo do Plano de Cultura fez o mapeamento dos projetos de extensão e de pesquisa registrados na Universidade que se articulavam com o campo da cultura. Também analisou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), outros documentos institucionais da Universidade e nacionais, identificando quais as proposições existentes que se relacionam com o campo cultural.

Os membros do Núcleo Executivo visitaram cada um dos centros de ensino e cada equipamento cultural da UFRB apresentando a proposta do Plano de Cultura e dialogando sobre as ações culturais de cada um dos campi. Conheceu o perfil dessas inciativas, bem como seus desdobramentos e desafios. A partir das experiências foram identificados nove eixos prioritários da atuação da UFRB no campo cultural: 

1) Artes e Culturas; 

2) Tecnologias e Culturas Digitais; 

3) Economia da Cultura e Sustentabilidade; 

4) Memória e Patrimônio; 

5) Culturas e Sociabilidade; 

6) Conexão de Saberes; 

7) Diversidade e Cidadania Cultural; 

8) Fomento e Gestão Cultural na UFRB e

 9) Cultura e Educação.

Em novembro de 2018, foi realizada uma campanha de comunicação para mobilizar a comunidade acadêmica da UFRB a participar do Seminário Cultura e Universidade, evento realizado no mês seguinte. Através da página do evento nas redes sociais foram compartilhados vídeos e textos que divulgavam alguns projetos culturais da UFRB.  Também foram divulgadas série de peças de comunicação antecipando questões que seriam debatidas durante o Seminário, tais como “Qual a contribuição da UFRB para o campo da cultura?”, “Qual a relação entre cultura e universidade?”, ‘Qual a relação entre cultura, pesquisa, extensão e ensino?”, entre outras. 

Seminário Cultura e Universidade

Em dezembro de 2018, foi realizado o Seminário Cultura e Universidade. Nessa oportunidade, foram propostas e debatidas as prioridades de atuação da UFRB no campo da cultura.

O evento contou na sua mesa de abertura com a reflexão da vice-reitora Georgina Gonçalves e da Pró-reitora de Extensão Tatiana Velloso sobre a importância da atuação da UFRB no campo da cultura a partir de uma política pensada e planejada de forma participativa pela comunidade acadêmica. 

 Em seguida, o professor Robson de Almeida, Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), relatou a experiência de implantação de uma política de cultura na UFCA.

 Gestores(as), docentes, discentes e servidores(as) técnicos(as) se reuniram em Grupos de Trabalho a partir dos eixos de atuação da UFRB com a tarefa de discutir e propor as prioridades da UFRB no campo da cultura. 

 Como prática inspiradora, o Seminário contou também com a roda de conversa “Memória e Patrimônio Cultural” na qual foi apresentada a metodologia de trabalho através da qual professores(as) e estudantes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizaram a pesquisa que resultou na elaboração de dossiê e dos documentários audiovisuais que subsidiaram a instrução do processo de Registro do Bembé do Mercado, festa tradicional da Cidade de Santo Amaro, como Patrimônio Cultural do Brasil. 

O Seminário foi concluído com uma plenária na qual a comunidade acadêmica presente dialogou sobre as questões e propostas elencadas nos Grupos de Trabalho. A sistematização das discussões do Seminário, realizada nos meses seguintes, resultou nas propostas de Diretrizes do Plano de Cultura e de formato do Fórum de Cultura da UFRB, institucionalizadas na Resolução nº 034/2019.

registrado em:
Fim do conteúdo da página