Página inicial Ações e Eventos 25 de Outubro – Dia Nacional da Saúde Bucal

25 de Outubro – Dia Nacional da Saúde Bucal

Criado: Quarta, 24 Outubro 2012 17:21 | Acessos: 1458

 

No dia 25 de outubro comemoramos o dia Nacional da Saúde Bucal, por isso escolhemos esta data para convidar você a refletir sobre a importância de manter uma boa higiene oral e consequentemente um sorriso saudável.

 

O sorriso é a linguagem universal e é com ele que construímos laços importantes de amizade. O bom-humor e o riso espontâneo também estão relacionados a uma melhor qualidade de vida. Uma boa gargalhada é capaz de oxigenar nosso cérebro e exercitar músculos faciais e abdominais, provocando o relaxamento do corpo e da mente, a melhora da circulação e pressão arterial, o fortalecimento do sistema imunológico, além de uma sensação de bem-estar geral. Por tudo isso, e muitos outros motivos - Sorrir faz bem à Saúde!

 

Os dentes, bem cuidados, deixam o sorriso mais bonito, mas sua principal função é promover uma boa mastigação que irá refletir no bom funcionamento de todo o organismo. É importante também destacar que a boca pode ser a porta de entrada para outras doenças, já que bactérias presentes em infecções orais podem entrar na corrente sanguínea e constituir-se em um risco a mais à saúde. Por isso, para manter a saúde bucal, evitando cáries, mau-hálito, doença periodontal e o agravamento de doenças sistêmicas é necessário cultivar hábitos de uma boa higiene oral e estar atento às alterações que ocorrem na boca.

 

Dicas para realizar uma boa higiene oral

 

  • · A escovação deverá ser feita após as refeições e à noite antes de dormir;
  • · Evite a ingestão frequente de doces, sem a devida higienização;
  • · Utilize escova com cabeça pequena e cerdas macias (assim não machuca a gengiva e não desgasta o esmalte); Troque-a periodicamente (fique atento aos sinais de desgaste nas cerdas);
  • · O movimento com a escova deve ser suave no sentido da gengiva para a ponta do dente;
  • · Lembre-se de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • · Limpe a língua para remover a saburra lingual (placa esbranquiçada); Utilize para isso, escova ou limpador de língua – essa prática diária evita a maior parte dos casos de mau-hálito;
  • · Se utilizar prótese (dentadura) esta deverá ser higienizada todos os dias;
  • · Visite o dentista regularmente.

 

Importante

Conheça melhor sua boca, desenvolva o hábito de observá-la, visualizando língua, bochechas, lábios, garganta. Se suspeitar de anormalidades (feridas que não cicatrizam, áreas irritadas, mudanças de coloração ou presença de caroços) procure um dentista.

 

 

 

 

NUGASST - NÚCLEO DE GESTÃO E ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.