Página inicial Notícias 28 de fevereiro – Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/DORT

28 de fevereiro – Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/DORT

Criado: Segunda, 04 Fevereiro 2013 08:38 | Publicado: Segunda, 04 Fevereiro 2013 08:38 , Acessos: 1776

O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do sistema musculoesquelético (tendões, nervos, músculos, ligamentos, ossos, articulações, discos intervertebrais, entre outras estruturas). Ela é descrita em diversos outros países com outras denominações: CTD (Cumulative Trauma Disorders), RSI (Repetitive Strain Injury), etc.

 

 

Em 1998, o INSS introduziu o termo DORTDoenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, equiparando-se à LER, considerando o grande percentual de diagnósticos (80%) que resultaram em concessão de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez pela Previdência Social.

A DORT só é caracterizada quando o fator gerador da doença LER tenha sido o trabalho, e para tanto é imprescindível um vistoria no posto de trabalho para comprovar a existência da tríade: lesão, nexo e incapacidade.

 

LER/DORT geralmente ocorre quando um ou mais dos seguintes fatores de organização do ambiente de trabalho não são respeitados:

  • Treinamento e condicionamento adequados;
  • Local de trabalho saudável (piso, superfícies, barulho, umidade, ventilação, temperatura, iluminação, distanciamentos, angulações, etc,);
  • Ferramentas, utensílios, acessórios e mobiliários adequados;
  • Jornada de trabalho condizentes com a legislação existente;
  • Intervalos apropriados;
  • Posturas apropriadas;
  • Técnicas para execução de tarefas;
  • Respeito aos limites biomecânicos.

 

Diversas variações congênitas do aparelho locomotor, enfermidades associadas, estresse, distúrbios psicológicos, sedentarismo, estilo de vida, entre outros, aumentam a possibilidade de um trabalhador desenvolver LER/DORT.

Em meados dos anos 70/80, problemas de ordem emocional associados a esta doença foram analisados pelo neurologista inglês William Gowres, que descreveu que, mais que uma simples doença, apresentavam seus pacientes insatisfação com o trabalho, ansiedade, problemas familiares, instabilidade emocional, revolta e dificuldade de diferenciar o que verdadeiramente sentiam, daquilo que era irreal.

 

Assim,  qualquer forma de estresse psicológico, pode influenciar diretamente a percepção da dor ou de outros sintomas relacionados à afecção LER/DORT. A ansiedade, a depressão e outros distúrbios psicológicos, podem também gerar ou agravar a tensão muscular.

 

Como prevenir a ocorrência de LER/DORT?

De acordo com a orientação de especialistas, para se evitar qualquer manifestação de LER/DORT, deve-se :

 

  1. Criar um bom ambiente de trabalho, respeitando-se os limites de cada indivíduo, através da aprendizagem de técnicas, condicionamento e ensino de posturas apropriadas para os trabalhadores;
  2. Respeitar as jornadas de trabalho, assim com a existência de intervalos periódicos durante a execução das tarefas;
  3. Adequar os instrumentos, ferramentas, acessórios, mobiliários e postos de trabalho às características próprias do trabalhador;
  4. Buscar um adequado estilo de vida, com boa qualidade de sono, condicionamento físico e manutenção da saúde geral, proporcionando ao trabalhador condições de executar suas tarefas laborativas com riscos mínimos de desenvolver algum distúrbio osteomuscular.

* Para maiores informações acesse: www.lerdort.com.br

 

Núcelo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho - NUGASST