Página inicial Notícias Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado: Sábado, 24 Agosto 2013 14:55 | Publicado: Sábado, 24 Agosto 2013 14:55 , Acessos: 1679

29 de Agosto – Dia Nacional de Combate Ao Fumo

Se prevenir nunca é demais e alertar não custa nada. Por esse motivo, é importante aproveitar o Dia Nacional de Combate ao Fumo para conscientizar as pessoas sobre os males do vício do cigarro.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer de infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão tornou-se uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver esse tipo de câncer.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

Fumar é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Dentre os principais riscos estão: câncer bucal, halitose e doença periodontal. Outros danos ainda causados são: manchas na língua e nos dentes. As substâncias químicas presentes no cigarro ainda são responsáveis pelo ressecamento da boca, o que compromete a atuação de anticorpos na saliva e facilita o surgimento de cáries, além de diminuir a chance de sucesso em implantes dentários e/ou enxertos de seio.

Vale lembrar que o fumo prejudica não só a saúde bucal do indivíduo, mas também a pele, órgãos internos, além do desajuste emocional e psicológico gerados pela dependência que o vício traz.

No Brasil, em dias atuais o tratamento do tabagismo tem como referência o Sistema único de saúde (SUS), sendo regulado por Portarias do Ministério da Saúde (Portaria no 1.035/2004 e Portaria no 442/2004) que ampliam o acesso da abordagem nos 3 níveis de atenção à saúde (básica, média e alta complexidade).

De acordo com estudos do Inca – Instituto Nacional do Câncer e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens.

Fonte: Inca – Instituto Nacional do Câncer – www.inca.gov.br
Ministério da Saúde/Portal da Saúde – www.saude.gov.br

Viver bem é viver com saúde, por isso, neste dia 29 de agosto de 2013, troque o cigarro pelo calor de um abraço!!!

NÚCLEO DE GESTÃO E ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – NUGASST
PROGEP/CDP