Página inicial Notícias Uncategorised Pesquisa contribuirá para melhoria no ambiente de trabalho dos servidores

Pesquisa contribuirá para melhoria no ambiente de trabalho dos servidores

Criado: Segunda, 05 Outubro 2020 09:53 | Publicado: Segunda, 05 Outubro 2020 09:53 , Acessos: 1027
imagem sem descrição.

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, órgão central da gestão de pessoas da Administração Pública Federal, disponibilizou no dia 21 de setembro a Pesquisa de Clima Organizacional para todos os servidores públicos federais civis da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

A iniciativa é inédita e está sendo realizada em parceria com o Great Place To Work (GPTW) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), contando também com o apoio do Instituto República.

O objetivo é conhecer o dia a dia do trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos e as oportunidades de melhorias no ambiente laboral do servidor público federal. Ao preencher a pesquisa, os servidores públicos ativos estatutários podem detalhar seu ambiente de trabalho e, com isso, gerar subsídios para fundamentar as políticas de gestão de pessoas. “O compromisso do Ministério da Economia é usar os dados da pesquisa para melhorar os ambientes de trabalho e aplicar melhores práticas em gestão de pessoas”, explicou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

Para conseguir captar a percepção dos servidores espalhados por todo o país, a pesquisa – cujo prazo de resposta termina em 14 de outubro – será feita de forma totalmente digital. A participação dos servidores é voluntária e o Great Place To Work garante o anonimato e o sigilo das respostas.

A maioria das questões da pesquisa é afirmativa, ou seja, o servidor deverá marcar a resposta que mais achar conveniente. Haverá, ainda, questões em aberto, para que os servidores possam expressar livremente suas opiniões. “Estamos convencidos de que a eficiência e qualidade do serviço público são, em grande parte, fatores que dependem do engajamento e da motivação dos servidores. Por isso, vamos abordar temas como credibilidade, respeito e imparcialidade”, completou Lenhart.

O resultado da pesquisa deverá ser divulgado ainda em 2020. Uma nova rodada deve ser realizada a cada dois anos para verificar as mudanças produzidas e o resultado das políticas de gestão de pessoas implementadas a partir das questões levantadas na pesquisa.

Saiba como acessar a Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa é totalmente online e está disponível no link: https://pesquisa.gptw.com.br/climagovernofederal.

Para acessar, o servidor deve digitar o login e a senha já enviados por e-mail ou seguir o passo a passo:

Para o LOGIN, digite na sequência:

- Os 3 primeiros dígitos da sua matrícula Siape (Ex.: 017*****);

- Os 6 dígitos do seu CPF, a partir do 4º dígito (Ex. ***084058**);

- As 3 primeiras letras do seu primeiro nome, que podem ser maiúsculas ou minúsculas (Ex: gab); e

- Os 4 dígitos do ano do seu nascimento (Ex.: 1983).

No exemplo, o login ficaria assim: 017084058gab1983.

SENHA:

No primeiro acesso, digite a senha padrão: 12345

Em seguida, altere a senha no sistema, siga as instruções e preencha a pesquisa.

O servidor levará, em média, 15 minutos para responder. E caso precise interromper o preenchimento da pesquisa, pode voltar a qualquer tempo de onde parou.

Serviço:

Pesquisa de Clima Organizacional dos servidores públicos federais
Período de preenchimento:
de 21 de setembro a 14 de outubro
Para acessar, siga as instruções contidas neste link: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/2020-1/setembro/comeca-a-pesquisa-de-clima-organizacional