Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROFISSÃO?? PROFESSOR!!!

PROFISSÃO?? PROFESSOR!!!

Publicado: Quinta, 11 Outubro 2012 15:48

O Dia do Professor precisa ser lembrado por todos que militam nesta profissão, pois quando optamos por prestar concurso para docência assumimos, conscientemente, esta profissão e precisamos nos imbuir também dessa identidade profissional.

Assim, a nossa formação inicial na graduação e na pós-graduação, certamente enriquecedora, nos proporciona subsídios teóricos específicos para hoje atuarmos como docentes de áreas específicas. Portanto, somos todos professores!

Ser professor na contemporaneidade nos coloca diante de muitos desafios, dentre os quais é possível citar:

1. A proposição de um trabalho pedagógico que considere a heterogeneidade/diversidade dos estudantes.
  2. A constante necessidade de repensarmos e resignificarmos nossa prática e de buscarmos formas diferenciadas para mediarmos o conhecimento.
  3. A constatação de que numa sociedade da comunicação e da informação o perfil do estudante mudou e que, portanto, a nossa prática precisa levar em conta esta nova realidade.
  4. A luta constante pela valorização da profissão e melhoria da carreira docente.
  5. A busca incessante por melhorias das condições de trabalho.
  6. A necessidade permanente de autoformação.

Esses desafios devem nos inquietar, pois é a inquietação que nos impulsionará e promoverá a mudança/transformação nos diferentes níveis: em nós, em nosso contexto de atuação profissional e na sociedade, através da proposição de políticas educacionais que promovam a valorização do professor e a qualidade da educação.

Com base nestas considerações, queremos parabenizar a todos os professores que, em seu labor diário, contribuem com a qualidade do ensino de graduação na UFRB!

Equipe da PROGRAD