Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião de instalação da Comissão Executiva do Fórum de Licenciaturas da UFRB

Reunião de instalação da Comissão Executiva do Fórum de Licenciaturas da UFRB

Publicado: Quarta, 05 Julho 2017 16:34

A PROGRAD realizou a reunião de instalação da Comissão Executiva do Fórum de Licenciaturas da UFRB, em cumprimento à Resolução 007/2012. A reunião contou com a presença do Magnífico Reitor Silvio Soglia, que afirmou a importância da retomada do Fórum de Licenciaturas da UFRB, e destacou que a referida instância propositiva e executiva concebida com o propósito de disseminar a relevância da formação de professores e da interlocução entre a formação docente e a educação básica. Concluiu que “formação docente é o eixo central da política da educação básica do país, e que, sem uma política definida de longo prazo de formação, dificilmente se obterá sucesso na melhoria da qualidade da educação, bem como para a valorização do magistério, outro eixo fundamental no desenvolvimento desse país”.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, Rita Dias, a formação docente alicerça a política de desenvolvimento institucional da UFRB, e por esta razão, a docência deve ser ancorada em competência técnica, formal e humana, sendo que a construção dessas múltiplas competências se constitui em um desafio tanto para docentes, no efetivo exercício, quanto para os/as estudantes em formação, e os currículos dos cursos na universidade. “Precisamos nas diferentes instâncias da formação da instituição, colegiados de cursos, núcleos docentes estruturantes, grupos de pesquisa, etc., sobre a necessidade de interfaces entre os cursos de bacharelados e as licenciaturas, sobre método e conteúdo, a fim de incrementarmos a qualidade da discussão pedagógica na Universidade”, afirma a Pró-Reitora. Para tanto, é “fundamental a presença efetiva das representações docente e estudantil neste Fórum e nas demais instâncias representativas na UFRB. Estamos ingressando em uma fase de amadurecimento da nossa Universidade, na qual esse debate é essencial”, completa.

A primeira Reunião da Comissão Executiva deliberou questões sobre o IV Fórum de Licenciaturas da UFRB, a ser realizado no CFP, em outubro de 2017, sobre a pauta construída a partir dos objetivos traçados na Resolução CONAC n.º 007/2012 para a atuação deste fórum permanente. Cumprindo a periodicidade bimestral definida na Resolução, a próxima reunião será realizada em 08 de agosto de 2017, e contará com as presenças de presidentes de Núcleos Docentes Estruturantes e coordenadores de colegiados para discutir proposições curriculares em prol do desenvolvimento da política formativa.