Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório de Pesquisa - Possibilidades de realização de atividades acadêmicas e administrativas no contexto da pandemia

Publicado: Sexta, 24 Julho 2020 17:46

Como amplamente divulgado, a UFRB realizou no mês de junho de 2020 a consulta Possibilidades de realização de atividades acadêmicas e administrativas no contexto da pandemia junto à sua comunidade acadêmica.

O cenário atual em torno da pandemia da Covid19 e todas as consequências no âmbito das dinâmicas internas motivaram diversas ações de combate à pandemia. De imediato os conselhos superiores da universidade definiram pela suspensão dos calendários acadêmicos da graduação e pós-graduação, determinaram ações em torno do trabalho administrativo remoto e instituíram a Comissão de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19 para um trabalho permanente de monitoramento e orientação.

Passados três meses da suspensão das atividades presenciais, a administração central iniciou, no mês de junho de 2020, ampla consulta à comunidade com o objetivo de identificar seus anseios e perspectivas de ação dentro de um cenário que se consolida pela impossibilidade de retorno à “normalidade” que vivenciávamos antes da pandemia. Neste sentido, foram realizadas reuniões virtuais com representações de discentes, de servidores técnico-administrativos e de docentes, com colegiados de cursos e direções dos centros de ensino. Os conselhos superiores foram convocados para reuniões específicas sobre o tema, de onde se originou a proposta de aplicação de um questionário, com vistas à realização de ampla consulta à comunidade acadêmica.

Este instrumento foi aplicado aos três segmentos da instituição (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos) entre os dias 09/06 e 15/06/2020 na Plataforma do Sistema Integrado Interno – SIGAA. A consulta teve como principal objetivo averiguar a atual condição de nossa comunidade nos seguintes eixos:

* DIMENSÃO 1 – IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL

* DIMENSÃO 2 – ACESSO À INTERNET, EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS

* DIMENSÃO 3 – SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19

A consulta alcançou um total de 6.023 pessoas, o que representa 43,62% de nossa comunidade. Dentre esses, responderam o questionário 341 técnicos-administrativos, correspondendo a 49,85% da categoria, 542 docentes, correspondente a 55,93% do corpo docente e 5.140 estudantes, o que corresponde a 42,28% do corpo discente. Em termos de resultado absoluto constata-se que mais de 60% dos discentes consultados demonstram interesse em participar de alguma atividade remota de ensino caso sejam ofertadas durante a pandemia da COVID-19; na mesma linha, mais de 80% do corpo docente indica a possibilidade de oferecer aos estudantes alguma atividade remota de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social.

Os resultados da consulta estão disponibilizados na Plataforma Google (Google Data Studio). Os dados possibilitam a verificação através de recortes variáveis, como centro, curso, gênero, raça, etc., o que permite uma visão mais ampla de nossa realidade. Seguindo práticas responsáveis em torno dos instrumentos científicos, os dados sensíveis, que reproduzem a condição de saúde da nossa comunidade, terão acesso restrito.