Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UFRB é destaque nos cursos de graduação e pós-graduação

UFRB é destaque nos cursos de graduação e pós-graduação

Publicado: Terça, 11 Abril 2023 09:16

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conquistou a nota 4 na pontuação do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC), que avalia os cursos de graduação e pós-graduação das instituições de educação superior. Pelo critério adotado pelo MEC, o conceito 4 é atribuído às instituições que obtêm nota entre 2,95 e 3,94, e o conceito 5 faz referência às pontuações a partir de 3,95. A divulgação das notas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aconteceu na terça-feira, dia 28 de março.

A nota da UFRB no ano de 2021 foi de 3,07, portanto dentro da faixa de nota 4. A pontuação do INEP é de 1 até 5. Com a pontuação, a UFRB se mantém no grupo de excelência das instituições de ensino superior do país, com o IGC avaliado em 4. A nota do IGC coloca a UFRB entre as melhores universidades do país, ao lado de outras instituições públicas de ensino federais, que obtiveram os melhores desempenhos no indicador. Em 2020, em razão da pandemia, não houve aplicação do ENADE, o que impossibilitou a divulgação dos indicadores.

Para o reitor Fábio Josué, o resultado do IGC, “é o conceito que sintetiza a avaliação da qualidade da Universidade, em várias dimensões”. “Numa escala de 1 a 5, nós conseguimos a nota 4. Isto é motivo de muito orgulho, de muita alegria. É uma nota que atesta a qualidade do trabalho feito pela nossa Universidade”, comemorou. Para o reitor, “o resultado advém de contexto muito desfavorável, por parte do Governo Federal, nos últimos seis anos, com o desmonte das universidades públicas, dentre elas, a UFRB; cortes orçamentários violentos e outros ataques e, ainda, uma inédita pandemia, que tantos danos nos causou”.

O resultado alcançado pela UFRB é uma demonstração de que a UFRB soube resistir a todas as adversidades, preservou seu projeto de inclusão e transformação social e avançou na qualidade do ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão.

A Reitoria da UFRB parabeniza toda a nossa comunidade acadêmica por esta conquista, que é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Em especial, cabe destacar o trabalho coletivo e articulado entre a Superintendência de Regulação e Avaliação Institucional, a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, e as demais unidades da Administração Central; as Direções de Centro, as Coordenações de Curso, as Presidências de NDE e a Comissão Própria de Avaliação, que estiveram mais diretamente envolvidas com os processos avaliativos externos e internos que culminaram no IGC 4.

Viva a UFRB! Viva a Federal do Recôncavo da Bahia!