Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UFRB divulga programação da nona edição da Reconcitec

UFRB divulga programação da nona edição da Reconcitec

Publicado: Terça, 10 Outubro 2023 08:29

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibiliza ao público a programação completa da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023). Em sua nona edição, o evento traz como tema“Ciências no plural: A Universidade é, em sua essência, diversa”.

A IX Reconcitec acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais, com transmissão pela TV UFRB. Os(As) interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de outubro no sistema on-line UFRB Eventos.

Cerimônia de abertura

A abertura oficial do evento será realizada no auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas, às 15h de 17 de outubro. Haverá apresentação artística, composição da mesa de honra e conferência de abertura.

Nelson Araújo Filho conduzirá a conferência de abertura com tema “Ciências no Plural”.  Araújo Filho tem experiência com agricultura florestal e na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas utilizando princípios da dinâmica hídrica e do funcionamento da floresta. Ele também trabalha com a difusão de conceitos e práticas para implantação da agricultura florestal junto a agricultores e criadores de animais e entidades.

Atividades presenciais

Além da abertura oficial, o encerramento também será presencial e acontecerá no auditório Paulo Freire  do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, às 16h de 20 de outubro. Na cerimônia de encerramento, acontece a apresentação do Prêmio Inventor UFRB 2023.

Também acontecem presencialmente a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária; a Feira de Saúde; o Recôncavo Robot Challenge, competição de robótica; o Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio; o SIMBAZOO, stand com atividades curriculares de extensão dos alunos do curso de Zootecnia; além das exposições de Ilustração Científica da UFRB; de Contribuições e importância das Empresas Juniores no ambiente científico; e a ExpoFísica. Todos realizados no Campus Cruz das Almas.

Haverá, ainda, algumas palestras, apresentação de pôsteres e minicursos presenciais.

Atividades on-line

Serão realizados virtualmente palestras, minicursos e mesas redondas. Essas atividades poderão ser acompanhadas pela TV UFRB.

Ainda na IX Reconcitec

Integrando a programação da IX RECONCITEC também acontecem o XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVII SEPIP); o VIII Simpósio de Extensão; o IV Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a XI Feira Acadêmica de Economia Solidária (XI FAESOL) e o V Simpósio de Graduação da UFRB, SIMBAZOO - Simpósio Baiano de Zootecnia.

Site e tira-dúvidas

Mais informações no site ufrb.edu.br/reconcitec.