Nota de agradecimento da PROPAAE ao Prof. Kabenguele Munanga

Publicado: Sábado, 02 Mai 2020 04:02

"É preciso unir as lutas, sem abrir mão das especificidades." Kabengele Munanga

kbengeleA Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) vem manifestar o reconhecimento e profundo agradecimento ao Professor Visitante Dr. Kabengele Munanga, antropólogo brasileiro-congolês, que durante os últimos anos enalteceu a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com suas obras, com seu ativismo acadêmico em defesa dos direitos humanos e com a sua contribuição epistemológica à luta antirracista.

As contribuições do Prof. Kabengele Munanga representam um inestimável legado à implementação das políticas e ações afirmativas e à promoção da igualdade racial e inclusão social na UFRB. Sua trajetória como docente e pesquisador trouxe inúmeras contribuições à formação de jovens universitários, técnicos/as, docentes e toda comunidade do Recôncavo. Os encontros regados pela singularidade do seu modo de falar e interagir, oportunizou a todos, de forma descontraída e alegre, profundas reflexões sobre as relações étnico-raciais, o que é ser negro no Brasil e a importância de se promover uma educação ideopoliticamente comprometida com a construção da democracia e a promoção da identidade nacional plural.

O Prof. Kabengele Munanga estreitou os nossos laços com África. A sua presença em nosso território nos fala da diáspora e solidariedade africana, da sabedoria ancestral, da autoestima do povo negro, da importância de se resgatar e nutrir um sentimento de pertença, resistência e insurgência ao modelo de globalização neoliberal homogeneizante.

A trajetória do Prof. Kabengele Munanga marca a história da UFRB e a engrandece. Seu jeito de ser se confunde com o modo de ser do povo do Recôncavo. Suas ideias foram expostas como os Itans proclamados pelos Mestres Griôs, fizeram eco e ganharam o mundo. O afago e o carinho que depositava em cada encontro e em cada conversa, amiúde, transfigurava-o em um sábio Griô que orientava e apontava caminhos.

É com esse espírito de respeito e deferência que a PROPAAE faz o reconhecimento público de sua presença memorável na constituição de um fazer acadêmico multicultural, emancipatório, decolonial.

Até breve, Soba Kabengele!

Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE)