Textos de Discussões

Por: Manuel Luís da Fonseca Jorge Rapieque

Cell: 847704981

UniRovuma – Nampula - Moçambique

O quotidiano escolar,  tende a mostrar de que o desempenho de professores e alunos numa instituição de ensino, depende em grande medida da maneira pela qual a escola é gerida. Entendendo-se por gestão escolar a modalidade ou até mesmo os procedimentos de gestão adaptados pelo Director ou equipe directiva na condução dos destinos da escola.

Este estudo tem como objectivo analisar modalidades de gestão escolar, que podem concorrer como factores de desempenho de professores e alunos; Para o efeito torna-se necessário identificar modalidades ou procedimentos de gestão usados pelo Director ou pela equipe de gestão; descrever modelos de gestão escolar e averiguar de que maneira a modalidade de gestão pode determinar o nível de desempenho de Professores e Alunos.

O desejo de fazer este estudo prende-se pelo facto do autor encontra diferentes pais e encarregados de educação, preferindo matricular seus filhos em escolas especificas, em função das potencialidades de cada escola, no olhar dos Pais/encarregados de educação,

Os Pais/encarregados de educação procuram de preferência por escolas cujos alunos aprendem a ler e a escrever logo nas classes iniciais, como 1ᵃ, e 2ᵃ Classes; pois para alguns pais/encarregados de educação, a qualidade de uma instituição de ensino, se define ou pode se definir pela facilidade ou dificuldade que os alunos encontram em aprender, cientes de que esta aprendizagem e mediada pelo respectivo Professor.

Contudo, o trabalho do Professor em sala de aulas, pode ser resultado de um trabalho coordenado com a direção  ou equipe de direção  da escola, o que se traduz no tipo de acompanhamento realizado pela equipe de direção  ou simplesmente pelo Diretor da escola.

Por outro lado, os Pais/encarregados de educação que procuram escolas com bom desempenho, por vezes esquecem que o desempenho da escola pode também depender do nível de acompanhamento dos Pais/encarregados de educação. Mas, para que isto aconteça e necessário que eles sejam persuadidos pela escola ou pelos gestores escolares, solicitando que tais pais/encarregados de educação colaborem em apoiar a escola, no acompanhamento do trabalho de seus educandos.

Se a direcção da escola ou simplesmente o gestor escolar envolver os pais/encarregados de educação no acompanhamento e sensibilização de seus educandos, isto pode funcionar como catalizador na aprendizagem desses alunos.

Entretanto, para que esses Pais/encarregados de educação apoiem a escola no processo de aprendizagem de seus educandos, é necessário que a escola peça colaboração dos mesmos Pais/encarregados de educação no acompanhamento, orientação e sensibilização dos alunos (seus educandos)

A colaboração dos Pais/encarregados de educação pode de certa maneira complementar o modelo de gestão da escola, tendo em vista a aprendizagem dos alunos, entretanto a maneira como o gestor vai trabalhar com os Pais/encarregados de educação, vai definir os inputs acrescidos a escola, na busca de um desempenho de professores e alunos, o que consequentemente se reflete no desempenho da escola.

No concernente ao trabalho do professor em sala de aulas, e importante que o gestor ou a equipe de gestão encontre formas de acompanhar o trabalho de Professores e alunos em sala de aulas, através de supervisão, assistências, feedbacks, e outros.

De igual modo, o Gestor devia procurar acompanhar e perceber com detalhes as dificuldades encontradas pelos professores em sala de aulas, perceber o tipo e nível de relacionamentos Professor – alunos em sala de aulas; o tipo e nível de comunicação usado pelo Professor na sala de aulas; o nível de percepção de conteúdos programados pelo professor na aula, dentre outros,

Para que isto aconteça sem criar problemas de relacionamento Direção – Professores, é preciso que toda a ação tomada pela direção da escola seja previamente socializada tanto aos Professores, como aos alunos, com detalhes partilhados, para evitar especulações, ou mesmo situações relacionadas com mau entendimento entre as partes envolvidas, incertezas, insegurança, e demais constrangimentos, no decorrer da interação tanto em sala de aulas, como fora dela.

Um outro aspecto que pode ser determinante no processo de gestão da instituição de ensino ou da Escola e a interação com os alunos, um fenômeno que se traduz não só na comunicação entre os gestores e os alunos mas também todo aquele conjunto de ações que concorrem para criação de um ambiente de harmonia, confiança, e satisfação de ambas as partes, como resultado do tipo de interações existentes entre ambos.

A criação de um sistema de interações que satisfaça ambas as partes podem depender da forma como  os gestor ou os gestores organizam o processo de gestão, as estratégias usadas, a capacidade de inovação e criatividade, dentre outros. Nisto podemos encontrar as razoes que levam determinados Pais/encarregados de educação a optarem por determinadas escolas e não por outras, para matricular seus educandos.

Normalmente a escolha ou a opção por parte dos Pais/encarregados de educação por determinadas escolas, vem associada a um suposto “Bom desempenho” da Escola, o que na verdade e Bom desempenho dos Professores, ciente de que o Bom desempenho do Professor esta ou pode estar associado a modalidade de gestão adoptada pelo gestor ou pela equipe de gestão.