Grupos de Pesquisa e Extensão

Capacitasuas 01: Heleni Duarte Dantas de Ávila, Edgilson Tavares de Araújo e Albany Mendonça Silva, equipe de coordenação inicial do projeto.  Heleni Duarte Dantas de Ávila e Silvia de Oliveira Pereira, equipe que ficou na coordenação do projeto até a sua finalização. Projeto de extensão que envolve s de pesquisa e ensino em parceria com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, com início em abril de 2014 e termino em dezembro de 2016. (Finalizado)

Capacitasuas 02: Silvia de Oliveira Pereira e Jucileide Ferreira do Nascimento – projeto de extensão que envolve s de pesquisa e ensino. Projeto em parceria com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Edital de Chamada Pública n.º 002 /2016 - SJDHDS Seleção e Contratação de Instituição de Ensino Superior para Execução do Programa CAPACITASUAS. (Em execução)

Diagnóstico de Vulnerabilidade Social no Município de Cachoeira/Bahia – Heleni Duarte Dantas de Ávila, Jucileide Ferreira do Nascimento e Silvia de Oliveira Pereira. Projeto Cadastrado na PROEXT, com 04 discentes envolvidos.

Governança Territorial no Brasil: especificidades institucionais, lógicas espaciais e políticas de desenvolvimento - Heleni Duarte Dantas de Ávila e Jucileide Ferreira do Nascimento, projeto com recursos da FAPESP. Número do Processo FAPESP/CNPQ - 2015 / 25136-8. Período de vigência do projeto: 01/09/2016 a 31/08/2018. Pesquisador Responsável junto a FAPESP – Prof. Dr. Elson Luciano Silva Pires (Universidade Estadual Paulista/UNESP/Campus de Rio Claro). (Em execução)

Inventário Nacional de Referências Culturais. Lúcia Maria Aquino de Queiroz (coordenação geral), Mariely Santana, Carlita Gottschall, Patrícia Santos, Wilson Penteado e 18 alunos de graduação da UFRB. Projeto de realização do inventário e diagnóstico socioeconômico e cultural dos municípios de Cachoeira, Santo Amaro, São Félix, Maragogipe, Saubara e Salinas das Margaridas. Financiador: Estaleiro Enseada do Paraguaçu(EEP). Parceria entre o EEP e o IPHAN. Realização: Ojú Obá, Desenvolvimento, Cultura e Turismo. Ano: 2014.

Evento (Re) Pensar Recôncavo - Chamada ARC n 1/2017 L 2 - Eventos de abrangência regional, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas ou eventos que estejam em suas primeiras edições. Proposta CNPQ, Processo 403834/2017-1. Lúcia Maria Aquino de Queiroz (coordenadora), Patrícia Santos e Clécia Queiroz. 12 estudantes da graduação/UFRB.

Programa Ações em Rede – Docente responsável – Lúcia Maria Aquino de Queiroz. Universidade, organizações, beneficiários e comunidades. Programa de extensão aprovado em edital Proext / UFRB 2017, com concessão de bolsa de extensão para o aluno Marcos Oliveira de Jesus.

Avanços da Economia no Centro Antigo de Salvador(CAS). Pesquisa referente à economia do CAS. Lúcia Maria Aquino de Queiroz (coordenação estudos turísticos), Osvaldo Guerra e Mariely Santana. Secretaria da Cultura do Estado da Bahia; Diretoria do Centro Antigo de Salvador; Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Projeto BRA/12/008. Ano de 2014.

Diagnóstico e Prognóstico do Turismo em Salvador. Pesquisa envolvendo a construção de diagnóstico e prognóstico do Turismo para subsidiar o planejamento municipal de Salvador, através do Plano Salvador 500. Prefeitura Municipal do Salvador, Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Ojú Obá, Desenvolvimento, Cultura e Turismo.

Mapeamento dos Atores Culturais de Lençóis. Pesquisa compreendendo entrevistas aos atores culturais do município de Lençóis/Bahia. Lúcia Maria Aquino de Queiroz, Elizabeth Loiola, Natacha Stefanini, Mércia Queiroz (aluna doutorado UFBA), Ana Beatriz Ferreira (aluna mestrado UFBA), Tarsila Barbosa (aluna mestrado UFBA), Cristiane Almeida (aluna graduação UFRB). Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC)/UFBA. Ano de 2015/2016.

Caminhos do Paraguaçu - Uma proposta de Turismo, Cultura e Desenvolvimento para o Recôncavo Baiano. Projeto envolvendo 04 alunos da graduação/UFRB. Edital 1 - PIBIC e

PIBIC AF/PIBIT/UFRB/CNPQ/FAPESB 2015/2016. Bolsista Dante José Mendes de Santana e Larissa Pinho Vasconcelos.

Caminho do Paraguaçu - uma proposta de turismo, cultura, economia criativa e desenvolvimento para o município de Cachoeira. Edital 1 - PIBIC e PIBIC AF/ PIBIT/UFRB/CNPQ/FAPESB 2016/2017. Bolsista: Kamilla Santana Pereira. Projeto envolvendo 08 alunos da graduação UFRB.

Caminhos do Paraguaçu - economia cultural/criativa, turismo cultural, desenvolvimento e políticas públicas. Edital PIBIC e PIBIC AF/ PIBIT/UFRB/CNPQ/FAPESB 2017/2018. Bolsista: Cristiane de Jesus Almeida. Projeto envolvendo 12 alunos da graduação UFRB.

Projetos PIBIC:

Edital 1 – PIBIC e PIBIC AF/UFRB - 2017/2018 – Título do Projeto - A política de assistência social e os direitos sócio assistenciais no município de Cachoeira – Bahia. Docente Responsável – Heleni Duarte Dantas de Ávila; discentes que compõe a equipe de trabalho:  Larissa dos Santos Alves (bolsista), Kaliane Brasil Dias (voluntária); Janaína Gomes da Silva (voluntária) Juliana Barbosa da Silva (voluntária).