Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Duvidas sobre Diplomas - NUGID

Publicado: Quinta, 01 Setembro 2016 15:35

1) O diploma de graduação é a mesma coisa que o certificado de conclusão de curso?

Não, o certificado de conclusão de curso é o documento que comprova o término do curso pelo aluno e também informa a data em que o aluno colou de grau, mas é um documento mais simples que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, até que o diploma fique pronto. O diploma é um documento completo, assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), Superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos(SURRAC) e o Coordenador de Curso, o qual comprova a conclusão, informa a lei de reconhecimento do curso,  data de conclusão e colação de grau e tem número de registro.  

2) Como faço para solicitar o meu diploma?

Não é necessário solicitar, pois funciona assim: primeiro, você deve concluir todas as disciplinas do curso e integralizar o currículo, a Coordenação encaminhar à SURRAC o processo de Avaliação Curricular e Confecção de Diploma, participar da cerimônia de colação de grau e, durante o evento, assinar a ata de formatura. Depois disso, a Coordenação do Curso enviará uma cópia autenticada da ata de formatura à SURRAC, onde constará a sua assinatura. A partir desse documento a Superintendência emitirá o seu diploma e de todos aqueles alunos que assinaram a ata e receberam aptidão devidamente. 

Para receber aptidão a colar grau, os alunos devem apresentar todas as notas lançadas, carga horária exigida integralizada, que estejam em dia com o Exame do ENADE (caso o curso tiver sido enquadrado e o aluno tenha sido inscrito para fazer o exame no respectivo ano) e a documentação pessoal esteja atualizada.  

3) A emissão do diploma tem algum custo?

A primeira via do diploma não tem custo algum para o diplomado.

4) Qual é o prazo para emissão do diploma?

O MEC (Ministério da Educação) não estipula prazo para emissão do diploma nas Universidades brasileiras. Entretanto, a SURRAC sugere que o aluno que colou grau entre em contato a partir de 90 dias, após a chegada da ata de formatura à SURRAC. Vale lembrar que esse prazo médio poderá sofrer alterações( em caso de pendências com o Centro, problemas administrativos, rede, internet, greves).

5) Como sei se o diploma está disponível para a retirada?

Para os Cursos de Graduação, os diplomas são encaminhados aos Centros de Ensino. A maneira de ter certeza que o diploma já está disponível para a retirada é entrando em contato com o Centro de Ensino, pessoalmente, ou por telefone. O prazo médio de expedição é de 90 dias após a chegada da ata de formatura à SURRAC. Transcorridos 90 dias da chegada da Ata de Colação de Grau à Superintendência, você pode entrar em contato com a unidade.

6) Já foi extrapolado o tempo médio previsto para entrega do Diploma pela SURRAC mas o meu diploma ainda não está pronto? Por quê? 

A demora na expedição do diploma pode estar relacionada a:

- A SURRAC não ter recebido a ata de formatura vinda do Curso de Graduação;

- Falta de algum documento necessário ao Processo Administrativo de expedição do diploma como por exemplo: RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO/CASAMENTO, TÍTULO ELEITORAL, DOCUMENTO MILITAR, HISTÓRICO ESCOLAR E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, etc. 

- Colação de Grau indevida

- Estar aguardando assinaturas das autoridades competentes no Diploma ou o registro de seu número em livro. 

7)  Já foi extrapolado o tempo médio previsto para a entrega do Diploma pela SURRAC, mas o meu diploma ainda não está pronto, com quem devo falar? 

Para saber exatamente o que está atrasando a expedição do seu diploma, você deverá entrar em contato com a SURRAC (75) 3621.1221.

8) Por que o diploma do meu colega já está pronto e o meu não, se colamos grau no mesmo dia ?

Leia a resposta da pergunta 6, logo acima. Talvez o seu caso se enquadre em algum dos problemas mencionados. Para saber o que está atrasando a expedição do diploma, você deverá entrar em contato com a SURRAC (75) 3621.1221.

9) Meu diploma está demorando e só falta a assinatura do Reitor e Coordenador para ficar pronto, posso retirá-lo da SURRAC, levar para o Mg. Reitor assinar e ficar esperando a assinatura no meu Colegiado?

Não, porque a assinatura faz parte do processo de expedição do diploma. Todo o trajeto dos diplomas é realizado pela Logística da UFRB e controlado pelos servidores da SURRAC. Documentos inacabados não saem da unidade não pela Logística, e com os devidos protocolos e registro de trâmite.

10) Onde retiro o meu diploma depois que ele estiver disponível? Quais documentos preciso para a retirada?

O local para a retirada do diploma é o Centro de Ensino do seu curso. Recomendamos, especialmente se você vem de outra cidade para retirar o seu diploma, que ligue antes para saber se o diploma está disponível. O documento necessário para a retirada é o RG. Em caso de outra pessoal ter de comparecer à Universidade para retirar o diploma por você, é necessária uma procuração com sua com firma reconhecida em cartório.

11) meu diploma poderá ser enviado por correio?

Não enviamos por correio em função da possibilidade de extravio do documento ou danos. Considerando que cada diploma tem um número de registro e não pode ser expedido duas vezes, salvo exceções previstas em Lei, tomamos o máximo de cuidado para preservar esse documento. O diploma é de responsabilidade do setor em que se localiza.

12) Não posso ir buscar o diploma, outra pessoa pode buscá-lo por mim?

Sim, desde que a pessoa traga consigo uma procuração do diplomado, com firma reconhecida em cartório, cópia do RG do diplomado e um documento pessoal que a identifique junto ao Setor de entrega como sendo a pessoa autorizada a retirar o diploma.  

13) Como faço para solicitar uma segunda via do diploma de graduação?

É preciso, sob a forma de Processo Administrativo apresentar alguns documentos à SURRAC.

Requerimento dizendo das razões que determinaram a solicitação da expedição de uma segunda via do Diploma; ao requerimento devem ser anexadas cópias da certidão de nascimento ou casamento, cópia do RG (frente e verso), cópia do CPF e comprovante do pagamento GRU, a taxa de R$80,00. A expedição de uma segunda via de diploma torna nula a primeira via. Na entrega do documento junto à SURRAC será emitido um prazo para entrega.

registrado em:
Fim do conteúdo da página