INSCRIÇÕES ATÉ 25/05/23

Programa Universidade Para Todos (UPT) abre inscrições para curso preparatório para ENEM e Vestibular

Publicado: Quinta, 18 Maio 2023 14:46

Estão abertas as inscrições para o curso preparatório para o ENEM e o vestibular, ofertado pelo Programa Universidade para Todos (UPT). Os (as) interessados (as) podem se inscrever, no período de 16 a 25 de maio, exclusivamente no site www.educacao.ba.gov.br.

Sobre o UPT:

O Programa Universidade Para Todos – UPT - constitui-se em uma ação voltada para o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Trata-se de uma importante iniciativa firmada sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC), executada em parceria com as Universidades Públicas do Estado da Bahia. O desdobramento da ação visa o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes, concluintes e egressos da rede estadual, para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Em 2023, a SEC indica um total de 18.966 (dezoito mil, novecentos e sessenta e seis) vagas, distribuídas em mais de 200 municípios, e atividades que englobam 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Em parceria com a UFRB, o Programa Universidade Para Todos contempla 900 matrículas com vagas para estudantes do ensino médio ou oriundos da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, com turmas situadas em 12 municípios dos territórios de sócio referência da UFRB, a saber: Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Ubaíra, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Nova Itarana.

Quem pode participar do programa?

Poderá se inscrever e concorrer a uma vaga no UPT, o candidato da rede pública do Estado, que:

• Estiver regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do ensino médio regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes;
  • Estiver regularmente matriculado, em 2023, no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes;
  • Egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia;

O que é ofertado pelo programa?

• #PartiuUniversidade - aulas presenciais nos polos (da capital e do interior), com práticas didáticas que incluam atividades síncronas e assíncronas.
  • Realização de Simulados que possibilitam que os cursistas possam avaliar o próprio conhecimento, vivenciar como acontece o processo Enem, testar seus limites e possibilidades, estabelecer metas de redimensionamento de seus estudos e sua postura durante o processo seletivo.
  • Realização de aulões por área do conhecimento que tem como objetivo incentivar a produção de aulas dinâmicas que favoreçam a apropriação de conhecimentos e conceitos exigidos no Enem e exame vestibular de forma descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar;
  • Giro das Profissões: Coletânea de vídeos com profissionais das diversas áreas falando sobre o curso, o mercado de trabalho e as atividades da sua profissão.
  • Slides UPT / Fique por dentro – Material motivacional e explicativo com dicas de como estabelecer uma rotina de estudo em casa e apresentação de links de sites depositários de simulados, podcast, videoaulas, animações gráficas e quadrinhos voltados para o ENEM;
  • Orientação Profissional que tem como objetivo orientar o estudante em sua escolha da carreira acadêmica e profissional;
  • Cartilha UPT/ Vida Universitária – Orientações importantes sobre os cursos de graduação disponíveis nas Universidades Públicas do Estado da Bahia com o perfil profissional que cada um propõe formar; sobre as formas atuais de ingresso ao Ensino Superior; e sobre as políticas de permanência oferecidas pelas Universidades e pelo governo do Estado.

Como fazer parte do time UPT?

As inscrições serão realizadas de 16 a 25 de maio de 2023, exclusivamente no site www.educacao.ba.gov.br.

Quer ficar por dentro de tudo?

Acesse http://institucional.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos

Atenção! Leia o nosso Edital SEC 04/2023 e o nosso Manual de Inscrição e fique por dento do passo a passo de como realizar a sua inscrição e fazer parte do Time UPT.

Mais informações: www.instagram.com/uptufrb/