Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sobre o UPT

O Projeto Universidade para Todos (UPT), criado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria da Educação (SEC-BA), é executado por meio de uma parceria entre as universidades públicas baianas (UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB). Trata-se de uma iniciativa voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio das redes públicas municipais e estadual.

O curso é presencial, porém, em 2020 e 2021, em virtude do isolamento social necessário no contexto da pandemia por Covid-19, está sendo realizado virtualmente, com atividades diversificadas desenvolvidas na modalidade remota.

 São ofertadas aulas on-line e atividades das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.

Além das aulas on-line, são realizadas ações complementares como seminários, oficinas, simulados, atividades de orientação vocacional e aulões. O UPT oferece também material didático e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Na UFRB, o Projeto Universidade Para Todos é coordenado pela Pró Reitoria de Extensão – PROEXT, que conduzirá os processos seletivos (das turmas, monitores/as e equipe de trabalho), ações administrativas e coordenação pedagógica. Até que seja regularizado o funcionamento presencial da Universidade e do UPT, as atividades ocorrem de maneira virtual.

 

Equipe UPT UFRB:

Coordenação Geral – Fátima Aparecida Silva

Coordenação Pedagógica – Tábata Figueiredo Dourado

Coordenação Administrativa - Fábio Ressurreição Correia

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página