UPT Itinerante

Projeto UPT UFRB ITINERANTE visita o município de Bonito-BA no próximo sábado (29).

Publicado: Sexta, 28 Julho 2023 12:18

O Programa Universidade Para Todos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UPT/UFRB) é uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia que visa contribuir com apoio e preparação de estudantes concluintes e egressos nos processos seletivos de acesso ao ensino superior. Em 2023 a proposta prevê a seleção e matrícula de 900 estudantes do ensino médio ou oriundos da rede pública de ensino do Estado da Bahia, situadas inicialmente em 12 municípios dos territórios de sócio referência da UFRB, a saber: Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Ubaíra, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Nova Itarana.

Na edição 2023, a proposta do Coletivo de Coordenação Institucional do UPT UFRB enfatiza a mobilização de uma experiência de inovação intitulada Projeto UPT UFRB Itinerante. A iniciativa é de articular ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito, cidade situada na região da Chapada Diamantina, com objetivo de propor aulões presenciais de preparação para o ENEM evidenciando a participação de jovens, adultos e idosos de Comunidades Quilombolas.

A proposta do UPT Itinerante desdobra-se metodologicamente pela realização de oficinas presenciais considerando as áreas de conhecimento acionadas no ENEM, a saber: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação. A proposta do projeto conta com a parceria de pesquisadores do EEtnografAR (UFRB), GeografAR (UFBA) e LaPPa/CERES/UNICAMP, que fomentam a realização da ação em curso, em parceria com o Programa UPT UFRB. A primeira edição ocorre no dia 29 de julho, com um aulão na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, com a presença das professoras doutoras Lisana Rodrigues Trindade Sampaio e Isis Barros.

O município de Bonito protagoniza experiências de formação em diálogo com parceria de pesquisadores citados. Ações como o Curso de Extensão: Boletim Panorama Quilombola: bases para a Educação Escolar Quilombola, uma demanda das Associações das Comunidades Quilombolas de Bonito (BA), no sentido da formação continuada de professores/as das escolas das 16 comunidades quilombolas do município.

O projeto UPT UFRB Itinerante demarca as potencialidades das práticas de formação/educação considerando os desafios da realidade marcados por conflitos, desigualdades e injustiças sociais, e no combate a esses desafios materializamos ações com princípios de existência plural, mobilizadas em diálogo com a sensibilidade, responsabilidade, ética, cidadania e compromisso com a produção de conhecimento de maneira indissociada do ensino, da pesquisa, extensão e das políticas afirmativas. Essa postura vinculada a tarefa de fortalecer a democratização do acesso ao ensino superior.

UPT_-_Itinerante_em_BONITO_SITE.png