LIVRO UPT UFRB

LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS UFRB

Publicado: Quinta, 28 Dezembro 2023 12:33

O Coletivo de Coordenação Institucional do Programa Universidade Para Todos UFRB divulga o lançamento do livro “Programa Universidade Para Todos UFRB: Reflexões e práticas de democratização do acesso ao ensino superior”. O registro é fruto de experiências produzidas na dinâmica do Programa UPT/UFRB, em sua edição de 2022.

A produção foi lançada formalmente no Seminário de Encerramento do Programa UPT em evento realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no dia 14 de dezembro de 2023. Convidamos a leitura do livro no formato E-book, disponível em: https://www.editorafi.org/ebook/a081-programa-universidade-todos-ufrb . Seguem registros do lançamento, contando com a participação de integrantes do UPT UFRB:

UPT - Lançamento do livro

Equipe UPT UFRB presente no Seminário UPT 2023

O Programa UPT constitui-se em uma ação voltada para o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Trata-se de uma importante iniciativa afirmada sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC), organizada como projeto em 2003, posteriormente instituído na condição de Programa pelo Decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020. Atualmente a política pública é executada em parceria com as Universidades Públicas do Estado, a saber: a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A parceria materializada entre a SEC Bahia e a UFRB teve início nos anos de 2013 a 2015, com uma interrupção na parceria, retomada em 2020. Em 2022, o Programa UPT/UFRB congregou uma dimensão polissêmica e sua projeção representa uma perspectiva estruturante da associação de práticas de Extensão, Pesquisa, Ensino, Ações Afirmativas, alinhadas com a necessária inter-relação entre a Instituição de Ensino Superior em parceria com Escolas da Educação Básica. O registro do livro é uma resposta aos desafios explícitos, mas também a materialização de uma atitude e o desejo compartilhado por todo coletivo do Programa UPT/UFRB.

O livro conta com a ilustração e diagramação da capa produzidas por estudantes da UFRB, Irnailton Pedro do Nascimento e Letícia Matias de Melo. Os manuscritos trazem reflexões e práticas vinculadas aos desafios do acesso democrático ao ensino superior, desdobrados em quatro artigos e oito relatos de experiência, produções de quatorze autoras e autores, estudantes, servidores técnicos e docentes que fizeram parte do Programa UPT UFRB em 2022.

Na apresentação do livro recorremos a alusão do esperançar coletivo, compreendendo cada verbo mobilizado por Paulo Freire, avivando a relevância de se levantar, ir atrás, construir e não desistir, levar adiante e estar juntos. Partindo dessas atitudes, evidenciamos o trabalho orientado pelo respeito, ética, escuta, diálogo e princípios republicanos, implicados com o objetivo de ampliar possibilidades e práticas de democratização do acesso ao ensino superior.

Assunto(s): LIVRO UPT UFRB