PROJETO DE ENFRENTAMENTO À EVASÃO: um estudo sobre a situação da evasão e das dificuldades em cada curso de graduação do CAHL
PROJETO DE ENFRENTAMENTO À EVASÃO: um estudo sobre a situação da evasão e das dificuldades em cada curso de graduação do CAHL
Macro estratégia da PEEV-CAHL à qual o projeto se vincula
- Diagnóstico da situação de evasão e das dificuldades em cada Curso
Equipe executora
Albany Mendonça Silva - Coordenadora do Projeto
Andrea Alice Rodrigues Silva - docente do CAHL e membro da equipe
Leticia Borges Goes- Bolsista CAHL e membro da equipe
Antonio Mateus de Carvalho Soares - docente do CAHL e membro da equipe
Suzana Lima Ribeiro - Técnica em Assuntos Educacionais do CAHL
Andressa Carvalho - discente do CAHL e voluntaria do projeto
Luiza Santos da Cruz - discente do CAHL e voluntária do projeto
Rita Scher – discente do CAHL e voluntária do projeto
Objetivos
Objetivo geral
Propiciar ações formativas com os coordenadores e discentes mais na direção de problematizar as questões que perpassam a permanência estudantil no meio acadêmico com vista a redução dos índices de evasão e retenção dos discentes nos cursos de graduação no CAHL.
Objetivos específicos
- Discutir conjuntamente com as coordenações de curso e auxiliar o mapeamento dos índices de evasão e repetência, identificando os casos reprovação em componentes curriculares e de evasão dos cursos mais afetados, na perspectiva de seu enfrentamaento na direção construção de ações que possam diminuir os seus índices;
- Estimular a realização de encontros com os discentes com vistas a discutir as questões que permeiam o processo de permanência e possam contribuir para a promoção do êxito acadêmico de discentes de graduação;
- Promover um trabalho continuo de pesquisa-ação com vista a contribuir ao mapeamento e realização de atividades que possam problematizar o processo de permanência de discentes no ensino superior.
Método
O projeto se repalda na metodologia pesquisa – ação ( THIOLLEEN, 2009) que consiste numa pesquisa educacional em possibilita que os sujeitos sejam envolvidos em atividades de pesquisa que visam criar espaços para produção de informações e conhecimentos e na construção e realização das oficinas e seminários. Nessa perspectiva, a pesquisa ação torna-se uma investigação que propicia uma construção reflexiva e que permite aos pesquisadores apreenderem a dimensão investigativa e propositiva acerca da temáitca em questão. Para tanto, pesquisa ação contribuirá para realizar um diagnostico participativo com os coordenadores de curso, a fim de problematizar acerca da situação da evasão e dificuldades, observando os seguintes aspectos: identificação das disciplinas-gargalo e sua inclusão no programa de monitoria, discussão os planos de ensinos pelos colegiados coletivamente, de maneira a adequar as demandas para os discentes em cada semestre e a evitar sobrecarga em semanas especificas, identificar os pontos críticos que levem a reprovação e ao trancamento em determinados componentes e replaneja-los , discutir os resultados produzidos Enade , CPA e Gestão. E partir do dignostico, busca-se planejar e sistematizar as oficinas com os sujeitos docente, discente, técnico e comunidade externa do CAHL, que possibilitaram formular estratégias de ação que possibilitem construir enfrentamento da problemática. E por fim, pretende-se construir coletivamente a realização de um seminário integrado com intuito de proceder a avaliação e compreensão da situação da evasão e permanência no CAHL. Ademais, o projeto tem uma ação direta articulação entre ensino- pesquisa- extensão. No âmbito do ensino, alinha-se com as reflexões de rever os processos metodológicos e afirmar as metodologias ativas que possibilitem integração dos discentes e redução dos índices de evasão. No âmbito da pesquisa, destaca-se o estudo sobre evasão que possibilite atualização dos dados e construção de estratégias de ação. E no âmbito da extensão, o foco será na realização de momentos de intereção e diálogo com toda a comunidade interna e com comunidade externa.
Com isso, espera-se que a pesquisa-ação possa possam suscitar espaços de reflexão e adensar questões centrais sobre a problemática e suas dimensões que impactam no processo de permanência dos discentes e consequentemente melhoria na qualidade do educação. Dessa forma,tais ações serão essenciais para instigar a cultura extensionista no processo formativa.
Metas
Elaborar 01 diagnóstico do CAHL com base nos dados dos 11 cursos de evasão do Centro,
- Realizar 03 oficinas/ reuniões com as coordenações de cursos de graduação para construção do diagnostico;
- Promover 03 grupos focais com os docentes, discentes e técnicos do CAHL para construção do diagnostico;
- Contribuir com a da redução de 20% dos índices de reprovação em componentes curriculares e de evasão dos cursos mais afetados;
-01 Relatório elaborarado e apresentado a direção do CAH com ações e os dados construídos que colaborem para a permanência e sucesso acadêmico de discentes no ensino superior