Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

JORNALISMO 2.0 – jornalismo cidadão em redes telemáticas

Publicado: Segunda, 28 Junho 2010 15:57

Palestras e oficinas / Dia 09 de julho / UFRB/CAHL – Cachoeira, BA

Com a popularização dos meios de comunicação online e móveis, a figura do telespectador passivo na frente da TV ou diante de um jornal desapareceu. Cada internauta comum passa a ser um produtor e difusor de notícia em potencial. Com o slogan “O mundo está falando. Você está ouvindo?”, o Global Voices Online reflete o que estes jornalistas-cidadãos (ou cidadãos-jornalistas) anseiam dizer para o mundo nessa era do verdadeiro veículo de comunicação ‘das massas’.

PROGRAMAÇÃO:

- manhã (auditório do CAHL – Cachoeira) – 8h30
tema 1 – Da máquina de escrever aos microblogs
tema 2 – Rotinas produtivas em redes telemáticas, jornalismo cidadão e o Global Voices On Line

- tarde (laboratório de informática – CAHL – Cachoeira) – 14h
tema 3 – Eleitor 2010 – Usando a plataforma open source Ushahidi (workshop) (inscrições limitadas para o workshop: 2 pessoas por máquina)

- noite (no Centro Cultural Dannemann) – 21h
festa “Laboratório”, com alunos-djs do curso de Cinema da UFRB

 

Faça agora sua inscrição!

PALESTRANTES:

- Paula Góes – Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas e radicada em Londres. É editora de língua portuguesa do Global Voices Online, uma iniciativa de mídia cidadã sem fins lucrativos criada pelo Centro Berkman para Internet e Sociedade da Escola de Direito de Harvard, coordenando a cobertura de blogues, podcasts, vídeos e outros veículos de inclusão digital em países de língua portuguesa ao redor do mundo. Co-idealizadora do Projeto Eleitor 2010 para cobertura colaborativa das eleições de outubro pela ótica do eleitor.

- Diego Casaes – Bacharel em Turismo pela Faculdade São Salvador, BA. É tradutor, blogueiro e desde 2009 é editor Global Voices em Português – parte do Projeto Lingua, braço de traduções do GVO – onde coordena uma equipe de tradutores voluntários cuja função é disponibilizar em língua em portuguesa os artigos produzidos por todas as editorias internacionais do projeto. Co-idealizador do Projeto Eleitor 2010 para cobertura colaborativa das eleições de outubro pela ótica do eleitor.

Realização: PLUG! – Programa de Disseminação do Software Livre em Escolas Públicas do Recôncavo

registrado em:
Fim do conteúdo da página