Docente do Curso de Filosofia da UFRB compõe o júri de avaliadores da I Olímpiada Nacional de Filosofia

Publicado: Quarta, 08 Mai 2024 05:13

Prof. Matheus Barreto Pazos de Oliveira (Filosofia UFRB/NUPEF) compõe o júri de avaliadores da I Olímpiada Nacional de Filosofia (I Onfil).

Está publicado o edital da I Onfil, Olimpíada Nacional de Filosofia organizada com apoio do MCTI/CNPq por meio de uma parceria entre a UFSM, universidades, instituições da educação básica e pessoas de todo o país!

São 640 vagas para estudantes de todo o país, com locais de prova distribuídos entre 46 cidades de todas as Unidades da Federação e um júri formado por mais de 220 professores(as) mestres e doutores(as).

A partir de agora, profissionais escolares de todas as unidades da Federação podem solicitar o formulário para inscrições de até dois ou duas estudantes por escola através do edital da olimpíada, disponível em www.onfilbr.org/onfil.

Além do edital para inscrições, que só podem ser feitas por profissionais da educação básica, em breve serão divulgadas também atividades de formação para professores e professoras que pretendam preparar seus estudantes para a olimpíada.

A etapa regional da I Onfil será realizada na tarde do dia 28/06/2024 por meio de um concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa sobre um de quatro tópicos apresentados somente no dia da prova. Além de classificar 50 estudantes para a Final Nacional, a ser realizada em Santa Maria (RS) entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024, a etapa regional também definirá os participantes da Seletiva Nacional para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia, a ser realizada em Bari, na Itália, em maio de 2025.

Todos os classificados para a final nacional terão cobertas sua hospedagem e sua alimentação durante toda a programação do evento. Além disso, pelo menos quatro estudantes de escolas públicas de cada uma das cinco regiões do país que se classificarem para a final receberão auxílio financeiro para seu deslocamento. Por fim, para cada uma das cinco regiões do país, serão também distribuídas duas bolsas de IC Jr. para estudantes de escolas públicas de acordo com sua classificação na etapa regional da olimpíada.

Para saber mais: https://onfilbr.org/