Fechar
Evento

Live: Encontro com Áfricas nas Artes: materiais e ações educativas sobre arte africana

09/09 18:00

Youtube - Online

Acessar Site do Evento

O grupo de pesquisa e extensão Áfricas nas Artes, vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) promove nesta quarta, dia 09, às 18h, pelo Canal do grupo no You Tube, a Live: Encontro com Áfricas nas Artes: materiais e ações educativas sobre arte africana.

A live terá a participação de:

Emi Koide (coordenação ) é professora e pesquisadora do curso de Artes Visuais e do Mestrado em História da África, Diáspora e Povos Indígenas (CAHL - UFRB). Tem se dedicado à pesquisa sobre história da arte da R. D. Congo e do Senegal, bem como à arte contemporânea afro-brasileira.

Fabio Rodrigues é mestrando em Comunicação na UFMG, graduou-se na mesma área na UFRB. Membro dos grupos de pesquisa Áfricas nas Artes (Cahl/UFRB) e Poéticas da Experiência (UFMG). Trabalha com cinema, atuando na crítica, programação, realização e pesquisa.

Silvia Sara Bezerra Leme é bacharela em Artes Visuais pela UFRB e integra o grupo de extensão e pesquisa África nas Artes desde 2017 - com pesquisa PIBIC em 2018, em continuidade a produção da cartografia de artistas africanos. Atualmente é aluna especial do programa de mestrado em Comunicação (CAHL - UFRB).

Thais Chagas é bacharel em Artes visuais pela UFRB, integrante do Grupo de pesquisa e extensão África nas artes desde 2017, bolsista PIBIC em 2018. Atualmente faz licenciatura de Artes visuais pela mesma universidade e desenvolve pesquisa em produções de materiais didáticos para ensino de artes.

Luciara Ribeiro é educadora, curadora e pesquisadora do grupo Áfricas nas Artes (UFRB). É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES.

Desde 2017

O grupo tem desenvolvido materiais e ações educativas desde 2017 em Cachoeira e proximidades. O grupo parte da leitura e discussão de textos chaves sobre arte africana, bem como da pesquisa, para criar coletivamente diversos materiais que possam ajudar a difundir e pensar sobre a diversidade da produção artística no continente africano e na diáspora.

O grupo tem trabalhado no desenvolvimento de jogo de tabuleiro, game quiz, cartografia de artistas africanos, resenha visual (série de vídeos curtos), bem como em roteiros de uso destes materiais em ações educativas. Pensar o ensino da história da arte africana e da diáspora em perspectiva transcultural e a partir da concepção dialógica freiriana que procure modos de engajar o estudante tem sido motrizes do trabalho em conjunto do grupo.

Evento publicado em: 09/09/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!