Fechar
Evento

10ª Edição - Julho das Pretas: Mulheres negras no poder, construindo o bem viver

28/07 08:00

Auditório da PPGCI e TV UFRB - Cruz das Almas

Acessar Site do Evento

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Com o tema Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver, a agenda coletiva da 10ª edição do Julho das Pretas conta com 427 atividades realizadas por mais de 200 organizações de mulheres negras em 18 estados brasileiros, além de uma atividade em Paris, na França. Após dois anos de atividades virtuais, por conta da pandemia de Covid-19, o Julho das Pretas deste ano retoma suas atividades presenciais marcando presença nas ruas com diversos atos e manifestações por todo o país. A edição de 2022 marca os 10 anos de realização do Julho das Pretas e 30 anos desde que o movimento de mulheres negras da América Latina e Caribe declarou o 25 de Julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Após dois anos de atividades virtuais, por conta da pandemia de Covid-19, o Julho das Pretas retomará suas atividades presenciais marcando presença nas ruas com diversos atos e manifestações por todo o país.

“O momento é de falar sobre as insurgências das mulheres negras, formar alianças e voltar às ruas depois de inúmeras atividades online”, convoca Suely Santos, da Rede de Mulheres Negras da Bahia.

A edição de 2022 marca os 10 anos de realização do Julho das Pretas e 30 anos desde que o movimento de mulheres negras da América Latina e Caribe declarou o 25 de Julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Acompanhe as atividades do Julho das Pretas pelo Instagram @julho_das_pretas.

Coordenadores responsáveis: Carmen Oliveira, presidenta da AMA (Associação de Mulheres Amigas de Cruz das Almas) e Renato dos Reis, estudante da UFRB.

Mesa:

Lindinalva de Paula

Mulher Negra, mãe solo, filha de Iemanjá, Educadora, graduanda em Gestão Pública pela UCSAL, Assessoria do Terceiro Setor, Vice – Presidenta do CDCN - Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado, integrante da Rede de Mulheres Negras da Bahia.

Lindinalva de Paula nasceu em Salvador, em Sussunga de São Caetano. É educadora e militante do movimento negro e movimento feminista negro. Iniciou sua trajetória política no movimento negro organizado em 1996. Lindinalva foi uma das articuladoras da I Marcha de Mulheres Negras que ocorreu em Brasília, em novembro de 2015, e é uma das fundadoras da Rede de Mulheres Negras da Bahia. Lindinalva é reconhecida pela sua ação constante em defesa dos direitos das mulheres, juventude negra, direitos LGBT, assim como, contra o fundamentalismo e ódio religioso. Lindinalva luta contra a pouca representação de mulheres na política brasileira e contra todo tipo de violência sofrida pelas mulheres negras na sociedade.

Suely Santos

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduada (especialização/aperfeiçoamento) em Educação e Desigualdades Raciais pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade pelo PPGEISU/UFBA. Atuou como coordenadora do NAI - Núcleo de Apoio à Internacionalização da Escola Politécnica/UFBA onde desenvolveu atividades vinculadas ao intercâmbio estudantil incluindo-se o Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal. Exerce atualmente a função de secretária do Departamento de Engenharia Mecânica/Escola Politécnica (UFBA).

Evento publicado em: 18/07/2022

Na dúvida, fale conosco!