Fechar
Página inicial Formas de Ingresso

Formas de Ingresso

Graduação

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

É o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Os processos de inscrição, seleção, lista de espera e divulgação são realizados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) no seu sítio http://www.sisu.mec.gov.br.

Cadastro Seletivo

Após a divulgação do resultado do SiSU, a UFRB promove o Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes. Para participar, o candidato deve ter manifestado interesse em continuar concorrendo às vagas da Lista de Espera do SiSU, durante o período especificado em seu cronograma e, posteriormente comparecer nos campi da UFRB no período estipulado em Edital de Convocação.

Transferência Interna

É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFRB, uma única vez, por meio de processo seletivo específico, a mudança do curso de graduação a qual está vinculado, para outro curso de graduação oferecido pela UFRB.

Transferência Externa

É o ato decorrente da transferência para a UFRB, do vínculo que o discente de curso de graduação mantém com a instituição de origem nacional mediante ocupação de vagas específicas e aprovação em processo seletivo próprio.

Matrícula de Portador de Diploma de Nível Superior

É a forma de ingresso destinada ao candidato que possui diploma em curso de graduação, legalmente reconhecido pelo MEC e tem intenção de obter novo título.

Rematrícula

É destinada a alunos “desligados” de um curso de graduação da UFRB e que pretendam reintegração no mesmo curso, excetuando-se as situações previstas no Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB.

Transferência Ex Officio

É a matrícula obrigatória de aluno decorrente de transferência de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local de trabalho, no interesse da administração pública, dar-se-á na forma da legislação em vigor.

Acesso aos Cursos do Segundo Ciclo após a Conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares

É a forma de acesso que assegura a cada concluinte dos Cursos de Bacharelados Interdisciplinares e similares da UFRB, o direito de ingressar no segundo ciclo de estudos, por meio do processo seletivo nos Cursos Afins ofertados pela UFRB.

Aluno Especial

É a matrícula concedida àqueles que desejam aprofundar estudos ou pesquisas de interesses particulares. Será permitida a concluinte ou egresso do ensino médio, a estudante de curso superior de instituições nacionais ou estrangeiras, bem como a graduados por estas instituições ou pela própria UFRB, que deseje realizar estudos específicos em até 3 componentes curriculares, condicionada à existência de vagas.

Indígenas Aldeados e Quilombolas

É a forma de ingresso destinada aos candidatos de comunidades Remanescentes de Quilombos e Indígenas e Aldeados, por meio de um processo seletivo especial.

Conheça os cursos de graduação da UFRB.

Pós-Graduação

Seleção Aluno Regular

A UFRB possui cerca de 11 cursos de pós-graduação stricto sensu e 3 cursos lato sensu. Para saber mais informações sobre o ingresso em cursos de pós-graduação, fique atento ao edital do curso pretendido.

Conheça os cursos de pós-graduação da UFRB.

Seleção Aluno Especial

A UFRB possui cerca de 11 cursos de pós-graduação stricto sensu e 3 cursos lato sensu. Para saber mais informações sobre o ingresso em cursos de pós-graduação, fique atento ao edital do curso pretendido.

Conheça os cursos de pós-graduação da UFRB.

Docentes

Concurso Público

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal realiza concursos públicos para docentes da UFRB.

As informações e os editais podem ser consultadas no site de Concursos.

Técnicos-Administrativos

Concurso Público

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal realiza concursos públicos para técnicos-administrativos da UFRB.

As informações e os editais podem ser consultadas no site de Concursos.

Na dúvida, fale conosco!