Fechar
Evento

Lançamento do livro "Blocos Regionais e Desenvolvimento"

21/05 17:00 19:00

Foyer do auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras - Cachoeira

Acessar Site do Evento

editora@reitoria.ufrb.edu.br

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança na próxima terça-feira, dia 21, às 17h, no Foyer do auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, o livro Blocos regionais e desenvolvimento: União Europeia e Mercado Comum do Sul, de autoria do professor de Ciências Sociais, Antonio Eduardo Alves de Oliveira.

O livro lançado pela Editora da UFRB, em formato virtual e físico, decorre de parte da tese por ele produzida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPGCS), sob orientação da professora doutora Ruthy Nadia Laniado.

Para o autor, Antônio Eduardo Alves de Oliveira, compreender as transformações da dimensão regional na ordem política contemporânea, a partir do debate sobre o novo papel das regiões no contexto de crise do Estado nacional e da nova ordem mundial, incluindo a formação de blocos econômicos é papel preponderante neste momento histórico.

Segundo ele, isso decorre porque as mudanças da cena internacional na globalização impactam em diferentes escalas (regional, nacional e mundial), e em especial no regionalismo supranacional que lida com as clivagens regionais no interior dos Estados-membros dos acordos de integração regional.

O livro de 328 páginas propõe, como objetivo central, “compreender, como em um processo acelerado de globalização, são tecidas relações entre países, dando origem a novas regionalidades supranacionais que são capazes de promover o desenvolvimento capitalista utilizando–se de estratégias que combinam as regiões e/ou países mais avançados com outros que apresentam déficits sociais e econômicos; sobretudo entender quais os mecanismos que são empregados no apoio econômico a estes últimos (regiões ou países)”, define Oliveira.

Para tanto, se faz necessária uma compreensão do que seja a regionalidade, conceito que será recorrentemente associado às abordagens do livro ora publicado.

No prefácio da obra, a professora e orientadora da tese, Laniado defende que a formação de blocos regionais para a integração e o desenvolvimento, uma contraface do processo de globalização das últimas décadas, é um tema de muita relevância para se entender a geopolítica atual e as novas exigências dos países e das organizações supranacionais.

Para ela, os blocos dizem respeito, diretamente, às questões que influenciam hoje a ordem política mundial, o multilateralismo e as tensões entre o nacional e o transnacional em relação a princípios, normas, atores, organizações, sistemas de poder e disputas hegemônicas.

“As mudanças políticas trazidas pelo fim do confronto entre o leste europeu comunista e o bloco de países capitalistas, que se formou com o fim da Segunda Guerra Mundial, apontam para outra direção”, explica Laniado, para quem a tese de Oliveira sobre o tema toma corpo e relevância: “a importância da formação dos blocos regionais para fortalecer países e mercados e para estabelecer novos parâmetros sobre os territórios e escalas do poder e da política no âmbito internacional’.

O livro pode ser baixado, gratuitamente, na versão digital, em https://www.ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados

 

Evento publicado em: 16/05/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!