Fechar
Página inicial Notícias Pesquisa sobre o Cacau, realizada por professora da UFRB, ganha prêmio internacional

20/02/09 07:28 , 13/01/16 15:35 | 3947

Flora Bonazzi Piasentin é Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A pesquisa, realizada em 2008, entre os meses de junho a agosto no Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) na Austria, ganhou o prêmio Peccei. Este trabalho foi selecionado entre outros 50 trabalhos de pesquisadores e estudantes de doutorado de diversos países que foram selecionados para participar do mesmo programa.

O cacau (Theobroma cacao) é uma importante commodity cultivada em mais de sete milhões de hectares no mundo todo. No Brasil, a Bahia se destaca como o Estado com a maior produção de cacau. Neste Estado, o cacau é cultivado em sistemas de produção agroflorestal, que possuem reconhecido valor ambiental e social. No entanto, um problema comum entre os sistemas de produção de cacau é a baixa produtividade do cacau. A fim de compreender quais os principais fatores que influenciam a produtividade de cacau nos diferentes sistemas de produção existentes na Bahia, a pesquisadora Flora Bonazzi Piasentin realizou um estudo em várias etapas. Primeiro, os principais sistemas de produção de cacau adotados na Bahia foram identificados. Posteriormente, foram desenvolvidos parâmetros de crescimento do cacau para os diferentes sistemas de produção . Através da aplicação desses parâmetros a metodologia do Zoneamento Agro-Ecológico, as produtividades potencial e efetiva do cacau foram estimadas espacialmente, obtendo-se, assim, áreas de aptidão ao cultivo do cacau para cada um dos cinco sistemas de produção considerado nas condições ambientais existentes na Bahia. A metodologia adotada combinou a Análise de Sistemas de Produção Agrícola e o Zoneamento Agro-Ecológico, metodologia desenvolvida pelo Instituto International para a Análise de Sistemas Aplicados (International Institute for Applied Systems Analysis -IIASA) em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization -FAO). Os principais fatores agronômicos e ambientais que influenciam a produtividade do cacau identificados foram o percentual de sombra, a densidade de plantio do cacau, o genótipo do cacau e a eficiência do manejo de controle de doenças assim como a qualidade do solo, que a sua vez está relacionada ao percentual de sombra do sistema de produção. Os resultados obtidos são úteis para a elaboração de políticas voltadas à melhoria dos níveis de produtividade de cacau regional adequadas às especificidades do sistema de produção considerado e zona agroecológica.

Os links da internet com a divulgação desta notícia são os seguintes:

Na dúvida, fale conosco!