Fechar
Página inicial Notícias III Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade - 12 a 14/08

III Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade - 12 a 14/08

07/08/09 14:01 , 13/01/16 15:37 | 2160
O SIMPÓSIO IDENTIDADES CULTURAIS E RELIGIOSIDADE, realizado pela primeira vez em 2007, terá no ano de 2009 sua terceria edição.

Simpósio é  uma realização da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através do seu Centro de Artes, Humanidades e Letras, e da Fundação Hansen Bahia. Tem como proposta promover a continuidade das discussões sobre identidade e religiosidade que ocorreram no primeiro simpósio, realizado em agosto de 2007.

A realização do evento em sua terceira edição justifica-se pelo grande interesse que os temas referentes à identidade e religiosidade têm despertado em pesquisadores, estudantes e o público em geral.

Estima-se promover um encontro entre pesquisadores das diversas áreas de conhecimento, possibilitar a iniciativa de novas atividades de pesquisa sobre os temas referentes à identidade e à religiosidade têm despertado na comunidade acadêmica, e sobremaneira, nas comunidades locais e regionais pela coexistência de diversas expressões de religiosidade.

Objetiva-se, portanto, fomentar discussões de caráter interdisciplinar, oferecendo ao público o conhecimento de questões variadas sobre identidade e religiosidade.

Para atingir tal meta, as mesas-redondas serão compostas por pesquisadores que atuam em diferentes linhas e por representantes da comunidade da cidade de Cachoeira- São Félix, sede do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

A ocorrência do III Simpósio durante o período da Festa da Irmandade da Boa Morte oferece ainda um componente especial ao debate por se tratar da mais significativa expressão da convivência da rica diversidade étnica e religiosa presente no Recôncavo, revelada não só nas suas manifestações culturais, mas sobremaneira, nos processos de resistência identitária e de luta pela liberdade e igualdade dos quais são fruto e expressão.

Programação III Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade

Tema Central