Fechar
Página inicial Notícias REUNI tem impactos muito positivos nas Universidades Federais do País (2006-2010)

03/03/10 11:26 , 13/01/16 15:38 | 2928
Nos últimos quatro anos foram criadas mais de 77 mil vagas nas universidades federais, expressando um crescimento de 63% entre 2006 e 2010. Esta informação foi obtida por meio do primeiro Relatório do Programa de Reestruturação das Universidades (REUNI), preparado pelos Reitores e Coordenações do REUNI das instituições federais de ensino. Destaque-se o crescimento dos cursos noturnos. Esta situação foi comemorada pelo MEC, uma vez que – em trocas de mais recursos – as universidades começaram o investimento em cursos no período noturno, possibilitando programas para reverter a evasão e, nas palavras do documento “reverter evasão, ociosidade e aumento da produtividade dos próprios professores”.

No período em que foram implantadas, a partir de 2008, as vagas noturnas subiram 63%. Nas licenciaturas – uma das áreas prioritárias do MEC – o crescimento foi de 27%. Outro ponto importante foi o crescimento das engenharias, uma das áreas consideradas críticas pelo MEC. As vagas dobraram: de 16.340 para 32.502, entre 2006 e 2010.

O Reuni prevê um investimento de 2 bilhões nas Federais para expansão e reestruturação das instituições. Em troca o MEC exige: aumento dos cursos noturnos, queda no número de vagas ociosas e na evasão e aumento da proporção de alunos por professores para 16 por um. Atualmente essa proporção é de dez para um.

O relatório do REUNI lista medidas que estão sendo adotadas em várias universidades, a exemplo da UFRGS, onde foi criado um programa específico para ajudar os alunos que precisam passar pela disciplina de cálculo, um dos maiores gargalos da área de exatas.

Na dúvida, fale conosco!