Fechar
Página inicial Notícias Convênio com UFRB e Adab amplia defesa agropecuária na Bahia

Convênio com UFRB e Adab amplia defesa agropecuária na Bahia

16/09/10 06:04 , 13/01/16 15:40 | 1263

15/09/2010 - AGECOM

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) assinaram convênio de cooperação técnica para qualificar, por meio de curso de mestrado, profissionais que atuam na defesa agropecuária da Bahia. O ato foi realizado na terça-feira (14), na sede da UFRB, em Cruz das Almas, durante a abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que prossegue até a próxima sexta-feira (17), no Campus da instituição.

Na primeira fase, o mestrado contempla 12 profissionais da Adab. A idéia, explica o secretário Eduardo Salles, é capacitar e ampliar o conhecimento de quem já esteja apto a lidar com questões de defesa agropecuária. “A competência desses profissionais nos ajudou, por exemplo, a colocar a Bahia no patamar de livre da febre aftosa com vacinação”.

Salles destacou a importância de “aproximar os cientistas do campo, sobretudo, em um estado como Bahia, que possui o maior contingente de agricultores familiares do Brasil”. Por intermédio do mestrado, o primeiro nesses moldes celebrado no Nordeste, serão planejados, desenvolvidos e executados programas de defesa agropecuária, com ênfase nas ações e programas de controle de pragas dos vegetais, promoção da saúde dos animais e qualidade de produtos alimentícios.

Reunião

A reunião abrange quatro atividades - o IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, o IV Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o IV Seminário da Pós-Graduação da UFRB e a 4ª Jornada Científica da Embrapa.

Um público estimado em cinco mil pessoas participa do evento, entre estudantes e professores universitários, estudantes e professores do ensino médio e fundamental, pesquisadores de diferentes institutos de pesquisa do Brasil, gestores de ensino, educadores e o público em geral. O objetivo da reunião é elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do Recôncavo. A programação contempla temas relacionados às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, sob a ótica da ciência e tecnologia.

De acordo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, é preciso criar uma cultura institucional voltada para a universidade. “Nada melhor que a SBPC, que reúne todas as ciências e discute o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do Brasil para criar e ajudar a criar essa cultura”.

EBDA capacita agricultores familiares na SBPC

Oficinas, palestras e cursos de manejos em mudas de citros, frutas exóticas, solo e água, inhame e agroecologia são algumas das atividades de capacitação que estão sendo oferecidas aos agricultores familiares da região de Cruz das Almas, pela Secretaria da Agricultura, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), durante a Reunião Regional da SBPC.

A estimativa é que 250 agricultores familiares sejam capacitados durante os quatro dias de atividades. Para os visitantes, a EBDA disponibiliza num espaço intitulado “Fazendinha”, ações exitosas com produtos oriundos do trabalho agrícola como mandioca, palma, milho, feijão, araruta, frutas diversas, caprinos, pôneis, suínos, aves, exposição de animais de grande porte (bovinos, bubalinos e equídeos) e máquinas agrícolas e também uma horta irrigada por um sistema formado por uma bicicleta e garrafas PET (bicibomba).

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!