Fechar
Página inicial Notícias Educação e C,T&I para o desenvolvimento do Recôncavo Baiano

Educação e C,T&I para o desenvolvimento do Recôncavo Baiano

16/09/10 08:26 , 13/01/16 15:40 | 1179

15/09/2010 - SBPC

15/9/2010 - Durante a abertura da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia, realizada nesta terça-feira (14), no auditório da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a importância da educação, da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) para o desenvolvimento do Recôncavo Baiano e do próprio País foi a tônica dos discursos. A solenidade contou com a presença da vice-presidente da SBPC, Helena Nader; do secretário geral da entidade, Aldo Malavasi; e de diversas autoridades locais e estaduais. O público, de cerca de 200 pessoas, incluiu também diversos reitores da região.

Em seu discurso, Helena Nader reforçou a importância da educação como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do país. Lembrou que hoje, na sociedade, há um consenso em relação à educação de qualidade como “fator determinante e imprescindível para a cidadania”. No entanto, para alcançar esse patamar é preciso enfrentar alguns desafios. “Formar professores qualificados em ciência e intensificar o uso de novas tecnologias como estratégias pedagógicas inovadoras”, exemplificou.

Será necessário ainda repensar a estrutura do sistema educacional no País. “Que papel o estado pode desempenhar como indutor do desenvolvimento científico e tecnológico? Como avaliar o processo educacional? Qual o papel que esperamos que a universidade desempenhe nesse cenário de transformações sociais?”, indagou a vice-presidente da SBPC.

Helena Nader lembrou que a SBPC foi criada por um grupo de cientistas e amigos da ciência que acreditavam que a educação e a ciência poderiam transformar o País. A SBPC, disse ela, tem sido protagonista de diversas mudanças no País; teve um papel relevante na criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MCT) e das fundações de amparo à pesquisa, e na aprovação de diversas leis, a exemplo da Lei Arouca para experimentação animal, de pesquisas com células-tronco, entre outras. “Partimos do pressuposto que, para atingir esses objetivos, educação é a palavra de ordem”, concluiu.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, chamou a atenção da comunidade científica para a importância da colaboração da universidade na melhoria da qualidade da rede pública de ensino básico. “Docentes e pesquisadores não podem de furtar à responsabilidade de produzir e levar conhecimento para a construção de uma escola pública de qualidade”, ressaltou.

Fio condutor – Já o secretário geral da SBPC deu ênfase na proposta da Reunião Regional da SBPC em Cruz das Almas em colocar em relevo a importância da C,T&I para o desenvolvimento do Recôncavo da Bahia – no que foi endossado pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif. Na sua avaliação, a universidade é uma instituição multidiversa em suas funções (ensino, pesquisa, extensão) e em suas relações (setor produtivo, alunos, servidores, docentes etc). “O desafio é aglutinar essa multidiversidade, e o fio condutor para isso é a C,T&I”, ressaltou ele.

O secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Feliciano Tavares Monteiro, que representou o governador Jaques Wagner, lembrou que o Brasil sempre viveu o dilema do crescimento versus democracia. “Ou havia crescimento, mas sem democracia; ou havia democracia, mas sem crescimento. Hoje, temos os dois, por isso é importante que haja um esforço por parte dos docentes e pesquisadores para ajudar a impulsionar essa onda de crescimento”, disse.

Já o secretário estadual da pasta da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Seixas de Salles, ressaltou que esse tipo de evento é um estímulo para aproximar mais a universidade do campo. Ele ressaltou que a Bahia possui a maior população rural do País, com 655 mil pequenos produtores rurais. Por isso, disse ele, é muito importante para a secretaria discutir o futuro da C&T no Estado, além de aproximar cada vez mais pesquisadoress dos produtores para que juntos possam buscar soluções.

Sobre esse aspecto, o evento atenderá os anseios do secretário. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, que é presidente da Comissão Executiva Local do evento, observou que a Reunião Regional da SBPC é o maior evento científico já realizado na região. “São 12 mil inscritos, 2 mil trabalhos, 28 conferências, 24 mesas-redondas, 6 simpósios, 68 minicursos e cerca de 120 oficinas para estudantes do ensino básico e pessoas da melhor idade”, ressaltou ele, lembrando que esse conjunto de atividades possibilitará uma ampla difusão do conhecimento científico nas mais diversas áreas. Ou como disse o vice-prefeito de Cruz das Almas, Valtércio de Azevedo Cerqueira, “trata-se de um momento histórico no nosso município.”

Na dúvida, fale conosco!