Fechar
Página inicial Notícias Situação da citricultura foi debatida na AEASE

Situação da citricultura foi debatida na AEASE

28/04/11 09:45 , 13/01/16 15:44 | 1029

http://www.aease.org.br/

26/04/2011 - AEASE Sergipe

O engenheiro agrônomo e professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Joelito de Oliveira Rezende, proferiu, ontem, 25, na sede da AEASE, a palestra “Um olhar sobre a citricultura nos estados da Bahia e Sergipe”.
 
O tema, dada a importância e o estado em que se encontra a citricultura sergipana, despertou o interesse de um grande público, constituído por engenheiros agrônomos, agentes de assistência técnica, pesquisadores, produtores e estudantes, com destaque para as presenças do Secretário de Agricultura José Macedo Sobral, do Superintendente Federal do Ministério da Agricultura Augusto César Viana, do presidente da Emdagro Jeferson Feitoza\ de Carvalho, do presidente da Cohidro Pr. Mardoqueu Bodano e do presidente da Pronese Manoel Hora Batista.
 
A palestra, segundo Joelito Rezende, teve o objetivo de discutir com os interessados no agronegócio citros - poder executivo, professores/pesquisadores, extensionistas, alunos de agronomia, representantes dos citricultores, etc.- problemas de interesse comum, com ênfase no manejo dos solos, material propagativo (borbulhas e mudas) e implantação do pomar.
 
Na palestra, Joelito Rezende apresentou os resultados dos trabalhos que vem conduzindo em laranjais no Litoral Norte da Bahia, desde 1998, usando a subsolagem e utilizando o sistema de plantio com a formação das mudas no local definitivo, ao contrário da utilização de mudas formadas em viveiros telados, como feito em Sergipe. Segundo os dados apresentados pelo palestrante, o sistema apresentado tem um custo de produção 66% inferior ao sistema utilizado em Sergipe e as plantas formadas no local definitivo apresentam desenvolvimento de copa e do sistema radicular superiores aos das plantas oriundas de mudas formadas nos viveiros telados. Joelito destacou que esses resultados vêm despertando grande interesse dos produtores da região.
 
O Secretário José Macedo Sobral elogiou a iniciativa da AEASE e parabenizou o professor Joelito Rezende pela palestra, destacando que vai analisar com muita atenção a proposta apresentada e agendar, em breve, uma visita ao Litoral Norte da Bahia para conhecer, em campo, os trabalhos ali conduzidos pelo palestrante.
 
Como resultado dos debates após a palestra, em função de uma proposta do diretor de Assistência Técnica da Emdagro Bernardo Lima, ficou definida a necessidade da realização de uma reunião técnica, coordenada pela AEASE, envolvendo o professor Joelito Rezende, pesquisadores e técnicos para uma discussão mais aprofundada dos resultados apresentados, visando uma tomada de decisão que norteie as ações do governo do Estado para a citricultura sergipana. O presidente da AEASE Naum de Araujo informou que iria discutir a sugestão com a diretoria e que depois manteria os contatos com as partes interessadas para a realização da reunião solicitada.
 
Encerrando o evento, Naum de Araujo destacou a nova fase da AEASE, comprometida com a classe agronômica e com o desenvolvimento do setor agrícola estadual, em harmonia com os órgãos estaduais e federais, e fez um agradecimento todo especial ao professor Joelito Rezende por sua disponibilidade e presteza em aceitar o convite para proferir tão importante palestra.
 

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!