Fechar
Página inicial Notícias Embrapa participa da inauguração da Bahiamido

Embrapa participa da inauguração da Bahiamido

28/04/11 15:28 , 13/01/16 15:44 | 1757

A próxima sexta-feira, dia 29 de abril, será marcada por um importante acontecimento para a mandiocultura baiana: a inauguração da Bahiamido, no município de Laje, às margens da rodovia BR-101. O complexo industrial, com capacidade de processar 200 toneladas por dia de raiz da mandioca, representa o setor secundário na Aliança Cooperativa do Amido, que congrega ainda a Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia – Coopamido (setor primário) e parceiros e clientes (setor terciário).

O projeto conta com o apoio da Fundação Odebrecht, que dá suporte a outras quatro alianças nesse modelo, cujo objetivo é a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das “unidades-família” integrantes das cooperativas. A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é parceira do projeto em ações de cooperação técnica.

O evento

Pela manhã, o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, assina o documento oficial do convênio entre as instituições. A parceria começou em 2009, quando a Unidade prestou um serviço de levantamento do sistema de produção da mandioca na região. “Fizemos o diagnóstico da cultura e do perfil dos produtores e a análise das condições ambientais, do clima e do solo em cerca de 15 municípios. Com base nesse levantamento, realizado durante três meses, foi definida a região para instalação da indústria”, recorda Reinhardt.

Para Anselmo Selhorst, líder da Coopamido, a parceria com uma instituição de pesquisa como a Embrapa é muito importante. “Uma parceria institucional nos permite chegar para a sociedade e para os clientes e falar ‘nós temos esse produto que foi desenvolvido junto com a Embrapa’. E a Embrapa também pode chegar para a sociedade, para os clientes, para o governo, e falar ‘é devido ao trabalho feito em parceria com a Aliança do Amido que melhoramos a vida de tantas mil famílias, a renda de tal região aumentou etc.”, declara.

Das 13h às 17h, na área experimental, os pesquisadores Vanderlei Santos e Rudiney Ringerberg participam da Tarde de Campo, em que apresentam informações sobre variedades de mandioca para indústria indicadas para a região e sobre o controle biológico do mandarová, inseto que pode causar severo desfolhamento e redução na produção.

O estande da Embrapa vai expor publicações e fôlderes sobre a cultura e curiosidades como a mandioca in vitro – produzida em meios de cultura adequados e sob condições ambientais controladas – e as mandiocas amarelas, que contêm maiores teores de betacaroteno, pigmento precursor de vitamina A, que desempenha papel essencial na visão e no combate à desnutrição.

Coopamido

Na Coopamido, a Embrapa Mandioca e Fruticultura conta com uma área de cinco mil metros quadrados em experimentos sob responsabilidade dos pesquisadores Marco Antonio Rangel e Vanderlei Santos. São nove variedades geradas pelo programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa: Caipira, Prata, Mani Branca, Mulatinha, Tapioqueira, Kiriris, Aramaris, Poti Branca, Jarina e Formosa, que estão sendo acompanhadas pelos produtores cooperados.

Fundada em julho de 2009, a cooperativa conta hoje com aproximadamente 130 cooperados, a maioria do município de Laje, onde está localizada. “A ideia de fundar a cooperativa surgiu da necessidade de fornecer mandioca em fluxo constante para atender ao complexo industrial, que processará a matéria-prima em amidos modificados. Para isso, fez-se necessária a organização dos pequenos produtores. A cooperativa tem como objetivo fixar as famílias no campo, unindo alta tecnologia à agricultura familiar, incluindo-as socialmente através da distribuição de renda por trabalho e produtividade, resultando assim, em melhoria da qualidade de vida”, explica Jairo Souza Santos, presidente da Coopamido.

Jornalistas: Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215) e Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!