Fechar
Página inicial Notícias Projeto da UFRB está entre “Experiências Pedagógicas Inovadoras” do país

Projeto da UFRB está entre “Experiências Pedagógicas Inovadoras” do país

06/09/11 08:00 , 13/01/16 15:45 | 2577

O Projeto Integrado, intitulado “História e Memória das Instituições Escolares”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), foi escolhido entre as três melhores “Experiências Pedagógicas Inovadoras” do país.

O projeto foi submetido à apreciação da Diretoria de Educação Básica (DEB/CAPES) e selecionado para ser apresentado, como uma das três experiências exitosas adotadas na implementação do Plano, durante o I Encontro Nacional do PARFOR, a ser realizado no dias 21 e 22 de setembro de 2011, em Brasília – DF.

Iniciado em março e concluído em julho de 2011, o Projeto Integrado da UFRB surgiu diante da dificuldade de se fazer efetivas ações formativas de educadores, contextualizadas com a vida dos alunos. O objetivo foi contribuir para a promoção da liberdade de expressão e a conexão de saberes a partir dos diferentes componentes curriculares do primeiro módulo do curso.

A intenção agora é dar continuidade à proposta. Segundo o professor Neilton Silva, coordenador geral do PARFOR-UFRB, a visibilidade dessa experiência de Pedagogia acaba sendo um exemplo para todos os cursos do Plano. “Temos a oportunidade de mostrar as ações formativas responsáveis promovidas para professores que até pouco tempo não tinham perspectivas de ingresso em uma universidade federal”, diz.

Outras contribuições do Projeto para a melhoria da educação básica na Bahia e no Brasil serão apresentadas no encontro que reunirá representantes das Instituições de Ensino Superior participantes do PARFOR. Para mais informações, acesse a página do evento.

Na dúvida, fale conosco!