Página inicial Notícias Comissão estuda coleta seletiva na UFRB

Comissão estuda coleta seletiva na UFRB

21/11/11 16:58 , 13/01/16 15:46 | 2026

“Diminuir o impacto sob a natureza é o nosso principal objetivo”, afirma Anaxsandra Duarte, professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Ela e mais onze servidores completam a comissão que irá instalar o projeto de Coleta Seletiva Solidária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O grupo se reuniu nesta segunda-feira, 21 de novembro.

Além de obedecer o Decreto 5940, de 25 de outubro de 2006, o projeto busca criar uma universidade ambientalmente responsável, cuja separação de resíduos recicláveis possa contribuir também na geração de renda a outras famílias, ressaltando assim a dimensão social da instituição. No campus de Cruz das Almas, por exemplo, o Cata Renda, uma cooperativa de coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, ficará responsável por operar e recolher estes resíduos, contando com o apoio da UFRB.

Outros passos ainda serão dados para implantar a Coleta Seletiva Solidária na universidade, entre elas, a identificação das demais cooperativas nos campi de Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, como ressaltou na reunião da comissão o vice-reitor Silvio Soglia. Estuda-se ainda o trabalho com Educação Ambiental para conscientizar docentes, discentes e técnicos administrativos quanto à importância da reciclagem.

No documento que instituiu a comissão, aponta-se: “as instituições de Ensino devem incentivar e contribuir para boas práticas sócio-ambientais”. Destaca-se ainda, “a responsabilidade social no tocante ao Patrimônio Ambiental é um valor permanente na formação da cidadania e, como tal, deve inscrever-se no âmbito das atividades acadêmicas”.

{phocagallery view=category|categoryid=70|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!