Página inicial Notícias UFRB é avaliada com alta pontuação pelo MEC

UFRB é avaliada com alta pontuação pelo MEC

23/11/11 09:10 , 13/01/16 15:47 | 767

22/11/2011 - Planeta Universitário

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC) considerou a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia uma das mais conceituadas entre as instituições de nível superior brasileiro, de acordo com o Índice Geral de Cursos divulgado neste mês de novembro. Com nota quatro, quando o máximo a ser alcançado é cinco, a UFRB caminha ao lado da UFBA, que obteve a mesma pontuação, entre as duas melhores do estado da Bahia. O resultado foi comemorado pelo reitor da UFRB, Paulo Gabril Nacif. “Com tanto trabalho desenvolvido, sempre estivemos convictos de que, no momento em que os nossos formandos fossem avaliados, todo o empenho da nossa comunidade acadêmica seria recompensado e poderíamos afirmar à sociedade baiana que todo este grande investimento está dando resultados promissores”, afirma em nota o reitor. Ele ainda ressalta o compromisso dos discentes, docentes e servidores técnicos-administrativos no projeto de construção da primeira universidade federal do interior da Bahia.

“Nós estamos trabalhando para melhorar os conceitos de avaliação. Ter mais artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de melhorar a estrutura física de nossos laboratórios, contribui para o reconhecimento da instituição”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Soares. Já o professor e diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Celso de Oliveira, aponta que a boa pontuação na avaliação do MEC traz benefícios à auto-estima da universidade e colabora para uma futura articulação nos setores sociais que demandam formação e serviço na universidade. No entanto, ressalta: “Nós não podemos falar em consolidação, pois a educação é algo que se faz no dia-a-dia. Ela, junto com o conhecimento, é dinâmica”.

Simone Fiuza, bióloga do Herbário do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, reconhece a boa adesão dos alunos na realização da prova do ENADE, e destaca o empenho dos professores e servidores que proporcionaram, na sua opinião, condições de aprendizagem. “Recebemos aulas cada vez melhores que irão nos tornar profissionais mais capacitados”, concorda Danilo Castro, estudante de zootecnia. Seu colega de curso, Adailton Thiago, também comenta: “É uma conquista tanto para as pessoas que já saíram daqui quanto para as pessoas que irão ainda se formar, pois nós levamos o nome da universidade e, sendo ela bem avaliada, teremos melhores oportunidades de trabalho e pós-graduação”.

Nesta avaliação, o Inep considerou as notas dos cursos de Agronomia, Nutrição, Zootecnia e Enfermagem, este último com conceito cinco, maior nota referente à graduação. Já em relação à pós-graduação, considerou-se os mestrados em Ciências Agrárias; Microbiologia Agrícola; Recursos Gciteneos Vegetais; Ciência Animal; Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento; Solos e Qualidade de Ecossistemas; Defesa Agropecuária; Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; e, por fim, o Doutorado em Ciências Agrárias.

Na dúvida, fale conosco!