Página inicial Notícias Livro de professor do CAHL ganha prêmio nos EUA

Livro de professor do CAHL ganha prêmio nos EUA

23/11/11 15:45 , 13/01/16 15:47 | 2411

O professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Walter Fraga, recebeu o prêmio Clarence Haring, da American Historical Association, pelo seu trabalho com o livro Encruzilhadas da Liberdade - Histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910). A premiação celebra o mais importante trabalho sobre a história latino-americana publicado nos últimos cinco anos.

Publicado pela Editora Unicamp em 2006, o livro fez parte da coleção Várias Histórias e retrata as experiências da escravidão e da liberdade dos ex-escravos. Enio Brito da PUC/SP, na revista universitária Estudos da Religião, enfatiza sobre a obra: “ler Encruzilhadas da liberdade é ter o privilégio de reviver esperanças, dificuldades e lutas de homens e mulheres protagonistas do recomeço de uma nação que sonhou e ainda sonha”.

O prêmio americano a ser entregue no encontro geral da Associação na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2012, não foi a primeira conquista de Fraga no mundo da literatura. Em 2010, ganhou o prêmio jabuti por Uma História da Cultura Afro-Brasileira, livro em que dividiu a autoria com Wlamira Albuquerque. O autor é natural da cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX e Uma história do negro no Brasil estão entre seus trabalhos.

Na dúvida, fale conosco!