Fechar
Página inicial Notícias Campus da UFRB em Feira não terá mesmos cursos que a Uefs

Campus da UFRB em Feira não terá mesmos cursos que a Uefs

02/12/11 16:34 , 13/01/16 15:47 | 1265

01/12/2011 - Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (1), foi realizada uma audiência pública para discutir a instalação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana. O evento aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e teve a participação do Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nassif, do Reitor da UEFS, José Carlos Barreto Santana, do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Neto, do diretor da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc 2), Beldes Ramos, além do secretário de educação de Feira de Santana, José Raimundo Azevedo e dos vereadores Marialvo Barreto e Angelo Almeida.

O Reitor da UFRB disse que o campus irá funcionar no segundo semestre de 2012 ou no primeiro semestre de 2013. “Feira de Santana possui muito potencial de expansão. Tudo será feito com inclusão social e excelência”. Segundo ele, a UFRB vai chegar na cidade para somar. Ele garantiu que a universidade não irá implantar áreas e cursos que a UEFS já possui.

“Diferente dos outros campus, em Feira de Santana, teremos um tempo de planejamento maior, para pensar e discutir as necessidades da sociedade. Começaremos com 50 professores, com uma média de 15 a 20 alunos por professor. Ou seja, no primeiro momento teremos 1000 alunos, mas o número de professores pode chegar a 200, sempre nessa relação, 18 alunos para cada professor”.

PARCERIA COM A UEFS – Nassif disse ao repórter do Acorda Cidade, Ed Santos, que “o professor José Carlos é um grande defensor da instalação da UFRB em Feira. Estamos construindo a Universidade do Brasil, que é a soma de todas as universidades públicas, instituindo relações, com mobilidade entre os docentes e os discentes. Acredito que Feira é um local privilegiado, que irá ajudar no fortalecimento desse projeto”.

O reitor da Uefs, José Carlos, disse compreender a necessidade da universidade pública oferecer mais vagas para a população e que, o processo de instalação do campus da UFRB em Feira, é de complemento e não de competição. “Feira só tem a ganhar com a UFRB. Temos parcerias em eventos, áreas de extensão, projetos de pesquisa. E isso só irá aumentar com um campus em nossa cidade”.

LOCAL – O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, está a disposição para ceder o terreno para a instalação da universidade. “Todo o projeto será construído com base nas reivindicações da sociedade”, assegurou Nassif. O deputado estadual Zé Neto, disse que o objetivo é instalar a UFRB na região norte da cidade, próximo a UEFS, criando um polo de desenvolvimento educacional naquela região. “Sempre tivemos vontade de instalar um campus federal em Feira e a UFRB, por ser vizinha, tinha mais condições de refletir as necessidades da cidade”.

Na dúvida, fale conosco!