Página inicial Notícias Nova edição da revista Griot já está disponível online

Nova edição da revista Griot já está disponível online

14/12/11 17:11 , 13/01/16 15:47 | 2020

Está disponível online mais uma edição da revista Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com periodicidade semestral, a publicação tem como objetivo publicar pesquisas na área de filosofia e promover o debate filosófico por meio de novos ângulos que não apenas a filosofia tradicional.

“Como o próprio título indica, a revista Griot se configura como um espaço para a produção intelectual que proporciona articulação entre o saber popular e o saber sistematizado, além de promover a articulação local com outros grupos de pesquisas e instituições”, explica o pró-reitor de Políticas Afirmativas, Ronaldo Barros, um dos editores da publicação. Também fazem parte do corpo editorial professores de todo o Brasil e colaboradores internacionais.

O Volume 4 da publicação reúne artigos com temáticas que giram em torno das três dimensões do próprio conceito da revista Griot: Arte, Política e Conhecimento. Dentre eles, o artigo “Denegrindo a Filosofia: o Pensamento como Coreografia” traz a possibilidade de uma nova inscrição filosófica baseada em matriz africana, diferente da tradicional racionalidade europeia. O autor é o professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Renato Noguera.

Os demais artigos debatem sobre Estética, a exemplo do artigo “Nietzsche e a Prioridade do Artista sobre a Arte”, assinado pelo professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jasson Martins; e Filosofia Política, a exemplo do artigo “Retórica e Filosofia no Fedro de Platão: uma Crítica à Leitura de Trabattoni”, assinado pelo professor e coordenador do curso de Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), Jean Siqueira.

Confira a nova edição na íntegra.

Na dúvida, fale conosco!