Fechar
Página inicial Notícias UFRB em Feira consolida a interiorização da universidade, diz Reitor

UFRB em Feira consolida a interiorização da universidade, diz Reitor

27/12/11 14:51 , 13/01/16 15:47 | 582

01/12/2011 - BOM DIA FEIRA.com.br

Por Hamurabi Dias

Na manhã desta quinta-feira (1), o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, o vice-reitor da UFRB, Sílvio Soglia, o vice-reitor da UEFS, Washington Moura, o deputado estadual Zé Neto (PT), o secretário municipal de Educação, José Raimundo Azevedo e os vereadores petistas Ângelo Almeida e Marialvo Barreto, participaram de uma audiência pública na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para discutir temas pertinentes a instalação da Federal do Recôncavo em Feira.

A vinda do campus da UFRB para Feira de Santana faz parte do projeto de interiorização da universidade e foi anunciada em agosto deste ano pela presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Nacif, a cidade, o estado e a instituição ganham neste processo. “A UFRB se expande, ganha uma nova importância, ficando maior e a região ganha uma universidade pública, em uma cidade enorme, com grande população”, elogiou.

A intuição projeta de cinco a dez cursos no campus feirense. O Reitor disse que, prioritariamente, a universidade não oferecerá cursos que já existem na UEFS e que as graduações terão uma vertente na área de tecnologia. “Queremos debater com a UEFS, com a comunidade de Feira de Santana e com a própria UFRB, de forma que sejam implantados cursos complementares aos que já existem na UEFS”, explicou.

O Centro iniciará as suas atividades com 50 professores e abrigará 1.000 alunos. “Devemos chegar de 100 a 200 professores nos próximos anos, ampliando então para 3.000 o número de alunos”, revelou o reitor. Assim como os cursos, a localização da URFB em Feira de Santana ainda não está definida. Nacif disse que a prefeitura está sendo parceira neste processo e que deve desapropriar uma área de cerca de 1milhão de m2, o necessário para a construção do campus. “Temos vocação para todas as áreas, mas nesse momento precisamos fortalecer a área de engenharia e ciências exatas. É por aí que vamos caminhar”, adiantou.

O reitor afirmou que existe uma resistência por parte dos discentes da universidade, que acreditam que a instituição deveria se consolidar primeiro, para depois se expandir. Nacif acredita que esta reação deve ser vencida e que a implantação da UFRB em Feira consolida a interiorização da universidade. “Para nós é um orgulho termos um campus nesta cidade, que é a maior no norte-nordeste. A universidade é um fenômeno urbano e estar em Feira de Santana é consolidar a UFRB”, opinou.

Segundo as expectativas de Paulo Gabriel Nacif, o campus de Feira de Santana deverá ser construído no próximo ano e as aulas começam no fim de 2012.

Na dúvida, fale conosco!