Fechar
Página inicial Notícias Filme O Cadeado, de estudantes da UFRB, retrata acessibilidade à escola na Bahia

03/01/12 09:05 , 13/01/16 15:47 | 2144

22/12/2011 - Reverso Online

Por Alane Reis

Estudantes do Curso de Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançam curta sobre acessibilidade em escola pública do ensino básico. O Cadeado é um filme que mostra a saga de alguns estudantes (a maioria portadores de necessidades especiais) e um professor, em seu primeiro dia de aula, tentando abrir o cadeado para entrar na escola, justo no dia em que o porteiro faltou. Enquanto isso um jovem, que anda com os pés e as mãos no chão, tenta correr apressado por uma estrada de barro para chegar à escola. O filme foi gravado no povoado do Poço, distrito do município de Antônio Cardoso – há 50 km de Feira de Santana.

Leon Sampaio é o diretor geral, ele e todos os outros estudantes que integram a ficha técnica são membros do Coletivo Transe Filmes. A mãe de Leon é professora no Colégio Municipal Gregório Souza Estrela, no povoado do Poço. O pequeno colégio desenvolve um trabalho de integração com os vários estudantes portadores de necessidades especiais que estudam lá, os mesmos que são atores do filme. O distrito tem alto índice de jovens que sofreram paralisia infantil ou alguns outros tipos de disfunções genéticas que causaram deformação na coluna vertebral e dificuldade de locomoção.

Antônio Neri de Souza, conhecido por todos lá no Poço como Cal, é o jovem que no filme corre pra tentar chegar à escola a tempo para aula, e no dia-a-dia envolve a todos com suas piadas, e sua conversa bonita, um humorista nato. Estudante da 8ª série, Cal conta da dificuldade que sua mãe sempre teve para mantê-lo e mais dois irmãos deficientes na escola. Infelizmente, ele teve que interromper os estudos. Hoje, com o Colégio Gregório, voltar pra escola é semear de novo esperança pra um futuro melhor. “Gosto de estudar, mesmo o colégio tendo sérios problemas, às vezes falta professor, merenda, essas coisas, mas ainda assim eu gosto, minha matéria preferida é matemática, eu quero ser engenheiro”, diz Cal.

O Cadeado já foi exibido na Praça Aclamação em Cachoeira, no auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB , e na quinta, dia 15 de dezembro, a exibição aconteceu lá no Povoado do Poço. A comunidade local compareceu, a praça estava lotada, e após o filme uma banda de samba de roda da região fez a alegria dos espectadores.

Na dúvida, fale conosco!