Página inicial Notícias Revista Olhares Sociais tem edição de estreia

Revista Olhares Sociais tem edição de estreia

15/02/12 11:47 , 13/01/16 15:47 | 1658

A revista Olhares Sociais já pode ser conferida em seu primeiro número. Produto do Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, busca ampliar o debate acadêmico acerca da região do recôncavo com intercâmbio de ideias entre pesquisadores.

Disponível em versão online, a revista apresenta um dossiê organizado pela professora Ana Paula Carvalho da UFRB. Nele, a autora reflete e expõe os demais artigos que compõem a Olhares Sociais, cujo tema central é quilombos. Conceitos históricos, jurídicos, ambientais e antropológicos são discutidos. Além de pesquisadores da instituição, professores de outras universidades também se fazem presentes. “Esperamos que a leitura dos artigos não sirva somente para a publicização das pesquisas existentes, mas que também instigue a realização de novas investigações e debates no âmbito das ciências sociais”, aponta Carvalho no seu dossiê.

A edição de estreia é dedicada ao professor Marcelo Lacombe, falecido em um acidente de carro em junho de 2011. Então coordenador do Mestrado em Ciências Sociais, ele organizou o primeiro volume da revista Olhares Sociais. Por isso, já no editorial, o professor Diogo Valença presta uma homenagem a Lacombe: “sei que todos os colegas, sem exceção, o respeitavam e depositavam nele total confiança. Ele deixou marcas e boas lembranças em todos nós”.

Na dúvida, fale conosco!