Página inicial Notícias UFRB participa de congresso e firma parcerias em Cuba

UFRB participa de congresso e firma parcerias em Cuba

12/03/12 08:40 , 13/01/16 15:47 | 2041

O reitor Paulo Gabriel Nacif, acompanhado do assessor para Assuntos Internacionais, Gabriele Grossi, e do diretor do Centro de Ciências da Saúde, Luiz Favero, foram os representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Congresso Internacional Universidad 2012, realizado de 13 a 17 de fevereiro em Havana, Cuba. Com o tema “La universidad por el desarrollo sostenible”, o evento envolveu os participantes em discussões relacionadas ao papel da educação superior no processo de desenvolvimento sustentável.

No encontro paralelo que reuniu a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), o reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) no debate sobre a criação do ENLACES. A sigla se refere ao Espaço de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Educação Superior, que se pretende um espaço de integração e cooperação acadêmica entre os países da região. “O ENLACES é uma rede de colaboração que vai favorecer a mobilidade estudantil e docente, desenvolvimento de pesquisas integradas, intercâmbio de tecnologias, entre outras ações compartilhadas”, explica Nacif. Como primeiro passo da inserção da UFRB no grupo, ficou acertada a organização de um seminário sobre América Latina e Caribe na instituição.

Cooperação em saúde

Na ocasião do evento, foi possível ao grupo da UFRB estabelecer contato com autoridades de diferentes universidades, principalmente da América Latina e da África. Com a Universidade de Havana, foi manifestada a intenção de um convênio de cooperação na área da saúde, em especial tecnologia dos alimentos e psicologia. “A idéia inicial é organizarmos um grupo de trabalho na UFRB a fim de apresentarmos àquela universidade propostas de mobilidade docente e discente, bem como possíveis projetos em conjunto”, explica o diretor do CCS, Luiz Favero. Existe a previsão de o grupo mencionado retornar a Cuba ainda este ano para discutir os detalhes do convênio.

Do encontro com o reitor da Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM), Juan Estévez, resultou a assinatura de uma carta de intenção, na qual ambas as instituições manifestam interesse em colaborar no desenvolvimento de projetos e atividades, que visem benefício acadêmico e científico para as partes. A parceria envolve os atuais cursos de saúde da UFRB e os que serão criados, a exemplo do curso de Medicina. “Temos muito a aprender com a experiência de Cuba na educação e na saúde. Ao estreitarmos estes laços, estaremos fortalecendo o ensino, a extensão, a pesquisa e as ações afirmativas de nossa instituição. Espera-se que isto cause impacto para o nosso Estado e, em específico, no Recôncavo”, disse Favero.

Novos parceiros

O assessor para Assuntos Internacionais da UFRB, Gabriele Grossi, cita outros parceiros potenciais para o estabelecimento de relações de cooperação. A Universidade de Camaguey (Cuba), que também manifestou a intenção de firmar um convênio, e a Universidade Técnica de Angola, cujo vice-reitor João Saveia planeja uma visita a UFRB nos próximos meses. Para Grossi, esses contatos são importantes para acelerar o progresso do conhecimento em várias áreas. “A internacionalização já é considerada um dos eixos estruturantes da Universidade. Se a instituição não criar redes de intercâmbio com outros países se condena ao isolamento e a desqualificação”, defendeu.

{phocagallery view=category|categoryid=91|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!