Página inicial Notícias Herbário da UFRB é registrado no Index Herbariorum

Herbário da UFRB é registrado no Index Herbariorum

19/03/12 15:01 , 13/01/16 15:47 | 4825

O Herbário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está registrado desde o último dia 05 de março no Index Herbariorum (IH), um diretório que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. Inscrito com o acrônimo HURB, o registro significa reconhecimento internacional para o herbário e um avanço nesta área de pesquisa na UFRB.

O IH registra apenas herbários com coleção suficientemente grande (cinco mil exemplares no mínimo), acessível aos cientistas e ativamente gerenciada. Os herbários registrados também devem demonstrar possibilidade de continuação das suas atividades de pesquisa, coleção científica relevante e pesquisadores associados. No IH são incluídas informações sobre a localização física, dados da coleção botânica, a história e a equipe de pesquisadores (com o contato e as áreas de estudo de cada membro) do herbário.

O registro do HURB é uma conquista da catalogação que começou a ser realizada em 2008 por pesquisadores da UFRB, principalmente com a colaboração dos professores vinculados a projetos e dos estudantes em estágio na área de Botânica. As coletas de plantas, acrescida das doações e permutas de materiais de herbários nacionais e internacionais, foram cadastradas e montadas em uma coleção botânica. No início deste ano, o HURB atingiu o número de cinco mil plantas catalogadas em sua maioria representativas da Mata Atlântica, flora característica do Recôncavo da Bahia.

“O Herbário da UFRB está pronto para contribuir ainda mais com a produção do conhecimento científico na região do Estado em que estamos inseridos”, festeja a bióloga do HURB, Simone Fiuza. “O primeiro passo do desafio foi cumprido, mas ainda estamos nos capítulos iniciais e muitas conquistas estão sendo planejadas e executadas para a consolidação de um herbário ainda mais robusto”, diz Simone. A pretensão é o crescimento constante do acervo, seja pelas coletas ou pelas permutas. No momento, a equipe do HURB é formada também pelos biólogos Lidyanne Aona, Grênivel da Costa e Márcio Martins e o engenheiro agrônomo Paulo Cezar Carvalho.

Confira o registro do HURB no IH no link: http://sweetgum.nybg.org/ih/herbarium.php?irn=172093

Na dúvida, fale conosco!