Fechar
Página inicial Notícias Proposta da UFRB para compra de equipamentos é aprovada pela Capes

Proposta da UFRB para compra de equipamentos é aprovada pela Capes

10/09/12 09:22 , 13/01/16 15:48 | 3122

A proposta institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) submetida ao Edital Pró-Equipamentos 2012 foi aprovada integralmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 3, em sua página na internet. A UFRB vai receber R$ 499.885,00 para compra de equipamentos de pequeno e médio porte a serem usados nas pesquisas científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação.

A proposta contempla a ampliação da infraestrutura de pesquisa, com a aquisição de equipamentos de última geração para dar suporte aos projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa das diferentes áreas de conhecimento da UFRB. No subprojeto 1, o foco específico é a compra de equipamentos, a exemplo de balanças eletrônicas de precisão, para a grande área de Ciências Agrárias. No subprojeto 2, o foco é nas Ciências Exatas (Matemática) para aquisição de servidores de alta capacidade de processamento para uso em computação científica e modelagem matemática.

“Tais equipamentos promoverão o melhor aproveitamento das competências existentes na UFRB nessas áreas do conhecimento, no desenvolvimento de trabalhos científicos de qualidade visando periódicos de grande impacto, ao mesmo tempo possibilitando a geração de tecnologia e inovação na região e também o ensino de qualidade, fatores que integram a missão institucional”, destaca o texto da proposta, conforme diagnóstico empreendido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

O projeto foi intitulado Estruturação de Laboratórios Multiuso para os Programas de Pós-Graduação da UFRB. Ainda de acordo com o texto, “a UFRB é uma universidade multicampi e a existências de espaços multiusuários de pesquisa fortalecem a integração entre seus campi, com impacto positivo na eficiência de utilização dos recursos, melhor aproveitamento das competências existentes na universidade, possibilitando a geração de tecnologia e inovação de aplicação local, regional e nacional”.

Pró-Equipamentos

O programa tem o objetivo de apoiar propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas instituições públicas de ensino superior. De acordo com o edital n° 24/2012, serão priorizados investimentos em equipamentos a serem compartilhados no desenvolvimento de pesquisas na instituição e em instituições parceiras.

Na dúvida, fale conosco!