Fechar
Página inicial Notícias Projeto de reciclagem eletrônica busca a formação de jovens empreendedores no Recôncavo

14/09/12 14:26 , 13/01/16 15:48 | 1876

A reutilização de equipamentos eletrônicos é o objetivo do projeto “Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica”, desenvolvido pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Jovens de escolas públicas de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas são o público-alvo.

Em parceria com a pós-graduação em Tecnologia Social, realizado de forma conjunta pela UFRB e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o projeto foi aprovado no Edital 013/2012 – Apoio à Educação para o Empreendedorismo da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia (Fapesb) e irá receber uma injeção de recurso de cerca de 50 mil reais. “Financiará oficinas com as comunidades, publicação e impressão de material didático e algumas bolsas para estagiários do projeto”, afirma o coordenador do projeto, Fernando Rabelo. O projeto conta ainda com a participação das professoras Alessandra Azevedo (vice-coordenadora) e Marilei Fiorelli do CAHL, do Diretor de Programa da UFRB, Wille Malheiro, e do designer industrial Henry Benavides-Puerto.

“Reciclagem Eletrônica e Criatividade como Mecanismos de Sustentação Econômica” apresenta uma proposta de estimular a educação empreendedora através da reconstituição de equipamentos obsoletos e/ou descartados na montagem de computadores. O uso de objetos eletrônicos não aproveitáveis também é incentivado através da produção de peças utilitárias e decorativas. Desta forma, o projeto busca incentivar a inclusão digital e estimular o debate sobre o consumo consciente e do descarte de resíduos eletrônicos.

Empreendedorismo, reciclagem e manutenção de computadores, além de novas aplicações e desenvolvimento de produtos serão temas abordados nas oficinas que somam uma carga horária de 112 horas de capacitação. Além de alunos de escolas públicas, 15 estudantes da UFRB também podem participar como bolsistas ou voluntários.

Na dúvida, fale conosco!